DRS.75

Síndrome do sono irregular e Fibromialgia


Em vários sites que explicam a fibromialgia, encontramos esta síndrome. Por síndrome do sono irregular entende-se: por algum período a pessoa tem alguma dificuldade em pegar no sono, alternando com períodos em que se dorme mais cedo. Em ambas as fases, relatos de fadiga e sono não reparador.

Pois é, no CID (Cadastro Internacional de Doenças), esta síndrome não existe! Só nos textos sobre fibromialgia.

Vou sugerir ao leitor uma ótima obra e fácil de ser encontrada na internet: O SONO NORMAL - Classificação dos Distúrbios do Sono. Da Dr Regina Maria França Fernandes, Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO – USP. Nesta utilíssima obra, ficaremos sabendo sobre o sono e seus distúrbios. Como a história de sua observação, os padrões, a carga horária observada até em animais, a variação com a temperatura, sobre a produção de hormônios e muito mais. Inclusive a classificação internacional dos distúrbios do sono - oito tópicos que serão detalhados e subdivididos. Até as associações, como, por exemplo, com a FM, estão lá relacionadas. Em momento nenhum encontramos nesta obra a tal da síndrome do sono irregular.

De passagem, a obra PROJETO DIRETRIZES, que define o que é e como tratar a fibromialgia, fala apenas de distúrbios do sono e sono não reparador. Então vamos considerar que seja sintoma, não uma síndrome, OK?

Segundo: sintoma de que? De dor ou de fibromialgia?

Já pensou como é dormir sentindo dor? Pense um quadro álgico: feridas, intoxicação alimentar, capsulite adesiva, lúpus eritematoso, queimaduras de sol, infecção numa raiz dental, dores na coluna ao deitar ou outro qualquer. Não seria normal a dificuldade em dormir? A sensação dolorosa prejudica cair no sono. É novidade? Não! Dorme-se mal alguns dias. Depois de alguns dias, já cansado pela falta de sono reparador, a pessoa dorme mais cedo, quase que desmaia de cansaço.

Só os fibromiálgicos? Claro que não, todos os quadros álgicos e alguns outros. No caso da fibromialgia, a redução da atividade acentua a dificuldade em dormir, mas todos os quadros álgicos têm o sono prejudicado. Isto quer dizer: menos sono por um tempo, fadiga e dormir mais cedo em outro período: distúrbios do sono!

Observe casos de lupus eritematoso, câncer ou outro doloroso. Em casos de distúrbios hepáticos, queimaduras de sol, estresse e depressão também. Em TODOS estes casos esperamos a dificuldade em dormir por uns dias, e esgotamento e sono mais cedo, em outro período. Existe algum trabalho científico mostrando que apenas a dor da fibromialgia provoca o sintoma sono irregular? Não! Então por que associam o sintoma, ou, pior, relacionam a síndrome do sono irregular à fibromialgia e não à dor? Creio que só para confirmar uma patologia, para não dizer que ainda não conseguiram fazer um diagnóstico correto. Ou não há interesse.

Conclusão: sono irregular não é sintoma de fibromialgia, mas de dor.

 

Voltar à relação de Reflexões para a Saúde