DRS.04

Punhal nas Costas


Certa dor nas costas merece destaque: a de queimação na região entre a escápula e a coluna.

As terapias corporais de forma geral trabalham a região dolorida, com alívio do sintoma. Mas com dificuldades em debelar o mal: sua reincidência é regular. Porque a origem dos problemas não está nas costas, mas no músculo peitoral, daí a reincidência. 

1) Considere a lâmina anatômica (figura abaixo);

2) Sabemos que a artéria (radial baixa) que irriga esse músculo passa pela face frontal dele (número 1, na figura);

3) Esta artéria passa rente à espinha da escápula (número 2);

Figura Netter, Frank. Atlas de Anatomia Humana.

4) Caso haja rotação anterior do ombro, encurtamento do ombro, rebaixo no ombro ou qualquer outra compensação que possa comprimir a artéria contra a espinha da escápula, o fluxo sanguíneo será prejudicado por esta compressão;

5) Os neurônios, quando não são suficientemente abastecidos de glicose e oxigênio, liberam a substância P (Cassar) que tem a finalidade de aumentar o metabolismo local, aumentando o aporte sanguíneo; isto se dá porque a substância P é um ácido;

6) O excesso de ácidos no local provoca a sensação de queimação, principal queixa do quadro.

7) Esta situação é mais facilmente encontrada em casos de seios avantajados, problemas respiratórios, musculação visando os músculos do tórax, cifose ou outros em que o músculo peitoral seja sobremaneira esforçado.

8) Outra observação: são mais comuns do lado esquerdo. Podemos supor duas possibilidades: 1) o pulmão é menor deste lado devido ao espaço do coração, o que influencia o movimento fólico e deve prejudicar os músculos peitorais, sobrecarregando-os e 2) algumas pessoas se arriscam a dizer que todos tendemos a proteger mais o lado do coração e, portanto, é onde se dá primeiro a rotação do ombro.

9) As dores incidem no entorno do músculo trapézio, desde o elevador escapular (A, B e C na figura).

Área da queimação

Conclusão

Terapêuticas para esta dor precisam incluir recursos que alonguem o músculo peitoral.

Um dos temas do curso Especialização em Recursos Artro-musculares.

Encaminhe um amigo que sofre deste mal. Ou, pelo menos, ajude na divulgação - compartilhe! Dispomos até de ambulatórios gratuitos. Venha fazer sua avaliação conosco.

 

Voltar à relação de Reflexões para a Saúde.

Voltar à página inicial.