DRS.03

Pés sensíveis


Praticamente todo adulto tem pontos doloridos nos pés e não sabe. Mas neste estágio a reabilitação seria muito mais fácil e rápida e certamente muito menos dolorosa e dispendiosa.

Reflexão. Muito antes das patologias que dificultam ou até impossibilitam a marcha, nossos pés nos avisam que devemos tomar algumas providências. São seus pontos doloridos, seus músculos encurtados e suas fáscias sensíveis mostrando o que pode ser evitado. Mas como não há dor contínua, ninguém investiga. Infelizmente só quando algo bem doloroso, deformante ou incapacitante puder ser identificado nos exames de imagem, como a fascite plantar, os neuromas de Morton e o esporão do calcâneo, é que procuramos a reabilitação. Ora, quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, melhor.

Convite. Compareça para uma avaliação gratuita de pontos sensíveis. 

Afinal pontos sensíveis podem ter vários motivos. Sapatos não anatômicos, ficar muito tempo em pé ou sentado, uso de saltos, compensação muscular, atividades do dia a dia, do trabalho ou dos esportes, problemas nos joelhos, nas costas ou mesmo no pescoço ou cabeça provocam alterações nos esforços musculares, no alinhamento do corpo e da coluna, com reações nos pés. Faz parte, assim como as futuras lesões se não atuarmos logo ao início.

Reflexão. São várias as possibilidades de males podais que podem ser investigados pelos pontos sensíveis (cada mal tem o seu ponto sensível): esporão de calcâneo, fascite plantar, neuroma de Morton, soldadura de metatarso, artrose na tróclea do tálus, desalinhamento de cabeça de metatarso, entorse, tendinite insercional ou não de calcâneo, rotação de Hálux, bursites de calcâneo (retrocalcânea e subcutânea), luxação de cubóide ou na base do quinto metatarso, síndrome de Haglund, bunionete, joanete, sequelas de fraturas e microfissuras e ainda outros. Mas isto – a avaliação podal pelos pontos doloridos – não faz parte dos exames de rotina. Por quê?

Fica a pergunta

Por que, não apenas para os pés, mas para problemas artro-musculares em geral, há reabilitação e até atividades preventivas, mas não exames preventivos quando eles ainda não passam de apenas pontos doloridos?

Dica: venha conferir. Peça mais informações, agende seu horário individual ou se inscreva para uma avaliação gratuita. Se preferir, você pode relatar o seu caso.

 

Voltar à relação de Reflexões e dicas para a sua Saúde.

Voltar à página inicial.