DRS.07

Por que tendinoses, miosites, artroses e outros males artro-musculares não contam com exames preventivos?


Por que há reabilitação e até práticas preventivas como exercícios físicos e alimentação correta, mas não exames visando a prevenção de artroses?

Artroses não se formam da noite para o dia. Primeiro há um ponto sensível ao toque, mostrando que há pelo menos um músculo sobrecarregado, contraído ou atrofiando. Não há dor espontânea, tampouco aparece algo relevante nos exames de imagem. Só há pontos de alarme sensíveis que, apenas se avaliados, indicam o início do problema. Algum tempo depois uma tendinite se faz presente, reduzindo algum dos movimentos. Como colocar o braço pra trás ou agachar-se. Uma compensação e pronto, também param de doer. Meses ou anos se passam e deformam as articulações: as luxações vão se instalando. Homeopaticamente perdendo movimentos artro-musculares enquanto alguma dor se torna cada vez mais constante e, apenas quando o mal é capturado nos exames de imagem, o tratamento e a reabilitação são indicados. Por que não se investiga os pontos doloridos, que a tudo isso antecede?

Afinal, artroses e tendinoses são bem mais difíceis de tratar que as precursoras tendinites e pontos doloridos. E um bom massoterapeuta pode ser preparado tanto para avaliar pontos e músculos doloridos quanto aliviá-los.

Por isto reparo que há certo preconceito com os males artro-musculares: não costumam fazer parte dos exames periódicos. Sabe aquela tensão nas costas, aquele incômodo nos pés, aquele peso na nuca, o braço que não vai mais pra trás ou aquela queimação no cotovelo? Pois é, esses já são sintomas de males em desenvolvimento que, muitas vezes, não aparecem nos exames de imagem.

Daí pra frente podem se desenvolver tendinoses, adesivas, fibroses, bursites e até artroses, identificáveis nos exames. Mas só quando houver dor ou incapacidade de produção é que os exames serão pedidos.

E sabe por que não há exames preventivos? Porque essas avaliações são feitas por terapeutas corporais, não por equipamentos. 

Fica a dica: não espere as artroses serem registradas nos exames de imagem para comparecer em uma de nossas oficinas.  

 

 

Sobre o curso Recursos Artro-musculares.

Voltar à relação Dicas e reflexões para a saúde.

Voltar à página inicial.