Início

Dicas de saúde

Nebuloso

Superação

Como chegar

Quem somos

Contato

Textos

Moxabustão


Na abordagem em acordo com a Fisiologia, as técnicas alcançam um ou alguns destes mecanismos (A a G).

A) Aumento metabólico

O calor produzido promove vasodilatação, aumentando o metabolismo local. Isto facilita a retirada de resíduos metabólicos e toxinas, além de promover maior oxigenação das células.

B) Redução da dor

A retirada de resíduos metabólicos reduz a dor, por isto o uso em tendinites e em locais com excesso de ácido lático.

No curso veremos os casos em que a moxabustão é mais eficaz que o gelo e quando não.

C) Sintetização de vitamina D

A queima da erva produz infravermelho num espectro que alcança boa profundidade, o que sintetiza a vitamina D, utilizada na fixação do cálcio e, consequentemente, na formação de ossos, músculos e ligamentos. Outra vantagem para idosos.

Isto indica a moxabustão em pacientes com osteoporose, em programa de ganho de massa muscular, em reabilitação de fraturas e microfissuras ósseas e outros quadros onde a fixação de cálcio se faz necessária. Especialmente em casos em que o cliente está impossibilitado de se expor ao sol.

 

 

http://www.ibted.org.br/Figuras/Texto/moxa2.gif

MB 3

http://www.ibted.org.br/Figuras/Texto/moxa1.gif


D) Melhoria de algumas funções viscerais e hormonais

O aquecimento do abdome promove melhor oxigenação visceral, com reconhecida eficácia em quadros de dificuldades gastrointestinais. A moxabustão na região do abdome facilita o peristaltismo e concentra mais sangue na região, o que tem ação reguladora nas vísceras.

Atua também sobre a TPM: aumentando o metabolismo, mais rapidamente se regulam os hormônios envolvidos. Não é à toa que algumas mulheres aquecem o abdome com um secador de cabelos quando estão com cólicas.

E) Reflexo cutâneo-visceral                                                                 

No curso veremos que há relação entre certos pontos no tórax e funções viscerais, como o ponto boca do estômago e a víscera (veja texto explicando). Outra aplicação da moxabustão. Assunto do curso Recursos Pontuais.

F) Reflexo cutâneo-hipotálamo-visceral

Os estímulos proprioceptivos sobre a pele humana aumentam e regulam as funções hipotalâmicas. Como praticamente todas as vísceras e glândulas dependem de hormônios liberados pelo hipotálamo, as terapias pontuais promovem aumento das defesas imunológicas, regulação hormonal e visceral e a sensação de bem estar. A ação em pontos (moxabustão, ponto Cristal, acupuntura e outros) produz reações hipotalâmicas (tema desenvolvido no segundo módulo do curso Terapia do Esparadrapo).

G) Reações parassimpáticas

Alguns protocolos, como a queima de incenso na terapia auricular, por simular um quadro de ameaça ao organismo, promove reações do sistema nervoso autônomo, com grande efeito na redução da dor e no combate ao estresse (prática da moxabustão com incenso de massinha, assunto do curso Terapia Auricular).

No curso apresentamos as possíveis técnicas enquanto discutimos que mecanismos elas eliciam, enquanto desenvolvemos as aplicabilidades e as contraindicações.

Se o seu interesse for no uso da moxabustão em pontos, inscreva-se em conjunto no curso Recursos Pontuais - neste curso apresentamos os mecanismos de ação quando estimulamos pontos, qualquer que seja o recurso (célula de esparadrapo, estímulo pontual, moxabustão, DO-IN, shiatsu, acupuntura e outros).

 

Relação de textos e vídeos sobre moxabustão

Acessar ou voltar ao curso presencial de Moxabustão

Curso EAD de Moxabustão

Acessar o site IBTED

 


IBTED

(21) 99187-3020 – (21) 97720-9407 [email protected] 

Sociais: facebook/ibted     facebook/robertohaddad.ibted