IBTED e Roberto Haddad 


As histórias do IBTED e de Roberto Haddad se entrelaçam.

Talvez pelo modismo da época, talvez pelos incômodos físicos, Roberto frequentou seu primeiro curso sobre os poderes da mente aos dezessete anos de idade, em 75.

Ele se graduou em engenharia civil em 1981. Ainda com vinte e poucos anos, poucos na prática da engenharia e com mais de 10 anos como pianista amador, sofria de dores que a Ortopedia e a Fisioterapia da época não conseguiam debelar. E isto foi pedra angular no seu desvio às Alternativas.

Quando suas dores foram aliviadas por certo tipo de shiatsu em 83, ano do nascimento do seu primogênito, fez seu primeiro curso nas terapias alternativas, o de shiatsu sohô, japonês. Foi assim que iniciou nas Alternativas: fascinado com a eficiência delas no alívio de dores. Numa época em que a acupuntura e o shiatsu eram praticamente desconhecidos e seus praticantes tidos por charlatões.

Envolveu-se tanto com as Alternativas que já em 1992 dominava cinco linhas de shiatsu, três de acupuntura, o treinamento autógeno, três linhas de terapia auricular, gestalt-terapia, trofoterapia, oito cursos de fitoterapia, TVP, hipnose e várias outras terapias alternativas e corporais, como Ayurveda, Quiroprática, Indiana, Imantação e Biomagnética. E ainda hoje procura manter-se atualizado.

Os cursos de linhas diferentes da mesma terapia expuseram que há discórdias na fundamentação, na história e nas práticas delas, algumas listadas aqui. A práxis intensa e ampla confirma a eficácia das terapias, mas tantas questões polêmicas o levaram de volta à UFF, desta vez no curso de Psicologia, onde acreditou que conseguiria as respostas.

Foi nesta faculdade, na rodada do século, que se iniciou em Fisiologia e Etiologia. E desde então este é o primeiro diferencial de seus cursos: embasado nessas ciências atualizou os conteúdos, conferiu e ampliou as aplicações e as contraindicações de cada terapia, acrescentou recursos e somou técnicas de linhas diferentes, aumentando substancialmente a eficácia dessas técnicas. Quando se interessar por um de seus cursos, atente que este será seu diferencial em destaque.

Outra contribuição de peso foram as mobilizações articulares. Séries de manobras de alongamento com massoterapia com eficácia na reabilitação e no alívio de dores. A eficácia no alívio imediato da dor é tão surpreendente que não dá para acreditar, por isto o professor regularmente disponibiliza as oficinas Alívio da dor e seções demonstrativas gratuitas. Se você sofre de dores, não deixe de experimentar pelo menos uma seção gratuita.

Outro tema regular em pesquisas e cursos com o professor sempre foram as inteligências, dentro de uma ótica que busca o autoaprimoramento. Problemas gerados entre os conceitos antigos de inteligência e os novos fizeram o professor reestruturar seus cursos nessa área, agora grupos de estudo em autodesenvolvimento.

E não ficamos por aí. Preocupado com a integração social, o professor ainda disponibiliza atendimento gratuito e social a carentes, local para treinamento de alunos, projetos de colocação profissional, passeios e caminhadas, inclusive com rapel para o público na terceira idade e ainda disponibiliza mudas para doação.

 

Voltar à página inicial.