SP02.01a

Todos temos uma sabedoria Pessoal


SP01. Todos temos uma sabedoria Pessoal.

Considere situações como:

ü O pôr do sol.

ü Um cão vadio sendo enxotado na rua.

ü Um pedaço de vaca na bandeja do supermercado.

ü O pronunciamento de um político.

ü O Flamengo jogando.

ü Um catequizador em preleção na calçada.

ü Um deficiente pedindo esmola no ônibus.

ü Um despacho religioso na esquina.

A nossa sabedoria Pessoal (ou Interior) e a nossa maturidade definem, a cada uma dessas situações, as nossas reações: o que sentimos, o que pensamos, o que achamos, o que sentiremos, como reagiremos e até o que aprenderemos com cada uma delas.

Percebeu que, mesmo antes de nos encontrarmos numa dessas situações, nossa reação já pode ser prevista? E que, com o passar dos anos, ela muda?

As vicissitudes desta sabedoria são o tema da segunda temporada do nosso grupo de estudos.

Algumas das reflexões:

SP02. Não percebemos nossas falhas e nossas desvirtudes. Temos naturalmente dificuldades em identificar nossas falhas, desvirtudes e enganos.

SP03. Só percebemos erros, enganos e desvirtudes nas outras pessoas. Percebemos facilmente que os saberes das outras pessoas foram influenciados pela Cultura, pelas mídias e pelos amigos. Assim como percebemos seus enganos e erros, que eles negam.

SP04. Somos influenciáveis. Por que não percebemos isto com facilidade? Brincadeiras infantis influenciam o comportamento do futuro adulto? As mídias nos influenciam? A cultura nos aponta faltas e desejos.

SP05. Temos tendência ao pensamento ortopédico? O pensamento, podemos crer, é pessoal. Mas os saberes são sociais, são informações acumuladas: praticamente tudo o que sabemos, está também em outras pessoas. Preconceito e supranarrativa.

SP06a. Qual ou quais seriam as origens de nossa sabedoria pessoal? Natureza, evolução natural, genética, produção cultural, instinto, influências midiáticas, vontade de Deus, acidente ou resultado de nosso livre-arbítrio?

SP07. Todos usufruímos de diversos tipos e sinais de inteligência e de burrice. Este tópico foi ou será desenvolvido em Conceitos e tipos de inteligência e burrice.

SP08. Amadurecemos. Ou não. Somos múltiplos na inteligência, nas aptidões, no amor, nos objetivos, na dedicação, na estratégia e em muitas de nossas crenças e comportamentos porque tudo isto amadurece. Este tópico foi ou será desenvolvido em: Questões maturáveis.

SP09. Não somos neutros. Imputamos valores às informações que recebemos.  Por isto facilmente nos prestamos inconscientemente à inocência útil.

SP10. Amamos de diversas formas. Chamamos várias sensações e atitudes diferentes de amor. Este tópico foi ou será continuado em sobre o amor e o amar.

SP11. O poder nos fascina. Dependemos dele até para sobreviver. E é pelo poder acima de tudo que o Sistema funciona. Este tópico será continuado em Conceitos e tipos de poder e riqueza.

SP12. Somos arrogantes por natureza. Atribuímo-nos quase todas as virtudes, direitos e bons méritos. Assim como nos desqualificamos em todas as desvirtudes.

SP13. Confundimos percepção com realidade. Estudo 1. Avaliação comparativa das teorias energéticas de 3, 4 e 5 elementos.  Mais na temporada com o tema Energias. Estudo 2. O fantasma em Lacan. Reflexões sobre a verdade.

SP14. Reduzimos. Temos a tendência em reduzir pessoas, situações e locais a uma única ou poucas características.

SP15. Temos conceitos contestáveis e falhados para livre-arbítrio. Temos a tendência a acreditar que o livre-arbítrio é simples e natural.

SP16. A desvirtude sapiens.

Ora, o autoconhecimento e o autoaprimoramento dependem do grau de conhecimento e domínio destas e de algumas outras características de nossa sabedoria Pessoal.

 

Relação ampliada das reflexões com o tema Sabedoria Pessoal.

 

Seguir ao  próximo texto.