SP02.01

Todos temos uma sabedoria pessoal


R-SP02.01a. Todos temos uma sabedoria pessoal.

Considere situações como:

ü O pôr do sol.

ü Um cão vadio sendo enxotado na rua.

ü Bullying entre colegas de turma.

ü O Flamengo jogando.

ü O pronunciamento de um político.

ü Um pedaço de vaca na bandeja do supermercado.

ü Um encontro inesperado com um desafeto.

ü Um catequizador em preleção na calçada.

ü Um deficiente pedindo esmola no ônibus.

ü Um despacho religioso na esquina.

A nossa sabedoria pessoal (ou interior) define, a cada uma dessas situações, as nossas reações: o que sentimos, o que pensamos, o que achamos, o que sentiremos, como reagiremos e até o que aprenderemos com cada uma delas.

SP02.01b. O que somos, o que estamos, o que fazemos, o que achamos, o que desejamos, enfim, todos os nossos pensamentos, emoções e atitudes são reflexos desse saber?

SP02.01c. Por que devemos nos atentar com ela?

Nossa sabedoria interior tem vicissitudes que só percebemos após certa maturidade:

·        Não percebemos nossas próprias falhas, erros e enganos. Temos naturalmente dificuldades em identificar nossas falhas, nossos enganos, nossas desvirtudes, nossas limitações e as influências que sofremos.

·        Somos influenciáveis. Independente de qual seja ou sejam as origens de nossa sabedoria pessoal, somos influenciáveis e não percebemos isto com facilidade. Até negamos.

·        Acreditamos nas informações que nos agradam. Não temos como conferir a veracidade da grande maioria das notícias que nos chegam. E naturalmente consideramos verdadeiras e justas as notícias que nos agradam, as que confirmam nossos saberes, as que atendam nossos desejos e as que tenhamos confiança na sua fonte, sempre na ilusão que elas são, de fato, verdadeiras. E não percebemos.

·        Nossa consciência amadurece. Mas há campanhas e crenças populares para impedir isto.

·        Não somos neutros. Apesar da sensação de que podemos avaliar uma situação de forma neutra, como já temos essa sabedoria, isto é totalmente impossível: sempre temos alguns saberes mais antigos nos guiando.

Ora, o autoconhecimento e o autoaprimoramento dependem do grau de conhecimento e domínio destas e de muitas outras características de nossa sabedoria pessoal.

 

Voltar à relação de reflexões Sabedoria Pessoal.