PF18.01a

Questões na relação pais-filhos


Neste módulo do grupo de estudos discutiremos as principais teorias e dicas que visam o desenvolvimento infantil e o aprimoramento da relação pais-filhos.

Requisito

É recomendado algum conhecimento dos mecanismos de controle social dos saberes, crenças e narrativas, assim como reconhecer as questões fundamentais do comportamento humano. Por isto você, caro leitor, deverá se interessar também pelo grupo de estudos Maturação, inteligência e sabedoria pessoal.

Resposta certa

À princípio, pode parecer que o leitor deva responder às muitas questões do nosso grupo com a resposta certa. Não, não é este o intento. Geralmente elas não têm resposta certa ou errada. Há outros motivos:

·        Identificar sua postura perante as questões, para direcionar as próximas reflexões.

·        Localizar possíveis pontos de incoerência nas suas atitudes.

·        Reparar possíveis discórdias com o ECA.

·        Ao antecipar e racionalizar as questões, poderemos reagir com mais harmonia e sabedoria se e quando elas se colocarem.

 

Aplicabilidade

Bem sabemos que as questões aqui relacionadas não se aplicam a todas as relações pais-filhos. São apenas possibilidades, ocorreram em alguns casos.

Questões e reflexões

PF18.01. Sobre as obrigações dos pais.

PF18.01a. Em acordo com o ECA e com você, quais as obrigações dos pais?

PF18.01b. Quais as principais funções dos pais, em ordem de prioridade para você?

PF18.01c. Quais os possíveis interesses do Estado ao formalizar o ECA?

PF18.02. Criança não brinca, simula.

PF18.03. Os pais devem sempre ser amigos dos filhos? Mas há funções discordantes entre a de pais e a de amigos.

PF18.04. Sobre as funções psicológicas parentais. Mãe e pai psi. Quais os seus atributos?

PF18.05. Toda criança é inteligente. Em sendo a inteligência um dom, ela deve ser treinada ou devemos deixá-la ao seu próprio desenvolvimento natural?

PF18.05b. Em sendo, a inteligência, vários dons ou tipos como raciocínio lógico, memória, dialética, conhecimento gerais, domínio de técnicas, compreensão e algumas outras, quais devemos aprimorar e quais devemos deixar ao seu próprio e natural desenvolvimento? Requisito: Inteligência e burrice. 

PF18.06a. Crianças precisam ser monitoradas.

PF18.06b. Até que idade ou situações as brincadeiras devem ser monitoradas?

PF18.06c.  Até que idade ou situações as amizades dos filhos devem ser monitoradas?

PF18.06d. É clássica a afirmação que os amigos do filho o desviaram. Os pais devem monitorar e influenciar as amizades dos filhos, ou confiar no seu amadurecimento e formação?

PF18.07. O pai da boca da mãe. Primeira teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos.

PF18.08. O programa do pai. Segunda teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos.

PF18.09. Os tipos de pai.

PF18.10. Como se forma o superego.

PF18.11. Bullying. Como treinar um filho a lidar com ofensas e opiniões desagradáveis?

PF18.12. Sobre o amor entre pais e filhos.

PF18.13. Quem está no topo não tem para onde subir.

PF18.14. Punições são necessárias? Alguma punição é necessária, aplicável ou recomendada, ou basta o diálogo?

PF18.15. Tempo ocioso e produtividade.  A criança precisa de tempo ocioso para as autoavaliações, rever e criar experiências, desenvolver a criatividade e refletir sobre opções. E isto está cada vez mais raro.

PF18.16. Entre o poder e a opressão.

PF18.17a.  Os momentos em família são recomendados?

PF18.18a. Influência dos vínculos infantis nas futuras relações.

PF18.19a. A criança deve ser livre.

PF18.17.19d. A vida que a família oferece ao indivíduo influencia seus hábitos futuros.

PF18.20. As questões do TEA.

PF18.21. A mãe suficientemente boa   de   Winnicott.

PF18.22. Sobre a teoria do desenvolvimento proximal (Vygotsky) na relação tela-criança.

PF18.23. Obrigações das crianças. Pós e contras. Interesses sociais. 24.

PF18.24a. Opções aos pais quanto às questões de seus filhos: orientar ou questionar. 10az.

 

Se desejar, entre em contato e relacione suas questões.

 

Voltar aos módulos do grupo de  estudos.

Voltar à página inicial do site.