Questões na relação pais-filhos


Neste módulo do grupo de estudos, a partir de algumas questões e narrativas, discutiremos as principais teorias e dicas que visam o desenvolvimento infantil e o aprimoramento da relação pais-filhos.

Requisito

É recomendado algum conhecimento dos mecanismos de controle social dos saberes, crenças e narrativas, assim como reconhecer as questões fundamentais do comportamento humano. Por isto você, caro leitor, deverá se interessar também pelo grupo de estudos em autodesenvolvimento.

Resposta certa

À princípio, pode parecer que o leitor deva responder às questões abaixo com a resposta certa. Não, não é este o intento. Respondê-las com concordância ou desprezo não interessa ao nosso grupo, mas:

·        Identificar sua postura perante as questões da relação.

·        Localizar possíveis pontos de incoerência nas suas atitudes.

·        Reparar possíveis discórdias com o ECA.

·        Antecipando e racionalizando as questões, podemos reagir com mais harmonia e sabedoria quando elas se colocarem.

Bem sabemos que as questões aqui relacionadas não se aplicam a todas as relações pais-filhos. São apenas possibilidades, ocorreram em alguma relação. Mas acredito que, refletindo com tantos temas diferentes, os pais se preparam melhor para as vicissitudes da relação.

 

Questões e reflexões

PF01. Sobre as obrigações dos pais.

PF01a. Em acordo com o ECA e com você, quais as obrigações dos pais?

PF01b. Quais os principais objetivos dos pais?

PF01c. Qual ou quais as funções dos pais?

PF01d. Quais os possíveis interesses do Estado ao formalizar o ECA?

PF02. Criança não brinca, simula.

Sobre o sucesso da função parental.

PF2a. Quais os sinais de sucesso das funções pai e mãe?

PF03. Os pais devem sempre ser amigos dos filhos? Mas há funções discordantes entre a de pais e a de amigos.

PF04. Sobre as funções psicológicas parentais. Mãe e pai psi. Quais os seus atributos?

https://www.facebook.com/reel/1010606610389156.

Reflexão PF04c. Essa teoria é aplicável na sua cultura?

Reflexão PF04d. Sobre os indiozinhos do Catete. Agressividade, humanidade, covardia ou coragem?

PF05. Toda criança é inteligente. Em sendo a inteligência um dom, ela deve ser treinada ou devemos deixá-la ao seu próprio desenvolvimento natural?

PF05b. Em sendo, a inteligência, vários dons ou tipos como raciocínio lógico, memória, dialética, conhecimento gerais, domínio de técnicas, compreensão e algumas outras, quais devemos aprimorar e quais devemos deixar ao seu próprio e natural desenvolvimento? Requisito: conceitos de inteligência e burrice. 

PF06a. Crianças precisam ser monitoradas.

PF06b. Até que idade ou situações as brincadeiras devem ser monitoradas?

PF06c.  Até que idade ou situações as amizades dos filhos devem ser monitoradas?

PF06d. É clássica a afirmação que os amigos do filho o desviaram. Os pais devem monitorar e influenciar as amizades dos filhos, ou confiar no seu amadurecimento e formação?

PF07. O pai da boca da mãe. Primeira teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos.

PF08. O programa do pai. Segunda teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos.

PF09a. Os tipos de pai.

PF10a. Opções aos pais quanto às questões de seus filhos: orientar ou questionar.

PF11. Bullying. Como treinar um filho a lidar com ofensas e opiniões desagradáveis?

PF12. Sobre o amor entre pais e filhos. https://youtu.be/fLrIDWCpsjA.

PF13. Quem está no topo não tem para onde subir. https://youtu.be/mp1DCkH87_E.

PF14. Punições são necessárias? Alguma punição é necessária, aplicável ou recomendada, ou basta o diálogo?

14c. Devemos corrigir as crianças ou aguardar que, sozinhas e em acordo com a própria maturidade, elas próprias se corrigirão?

14d. Limites. Criança que rompe todas as regras, inclusive com o respeito aos outros, terá problemas sociais e psicológicos no futuro. Se não romper, não terá iniciativa e criatividade. Como dosar e limitar as lascívias, por exemplo? 

PF15. Tempo ocioso e produtividade.  A criança precisa de tempo ocioso para as autoavaliações, rever e criar experiências, desenvolver a criatividade e refletir sobre opções. E isto está cada vez mais raro.

PF16. Entre o poder e a opressão.

PF17. Superego e autopoliciamento.

17a. Superego.

17b. Há quem relacione a austeridade dos pais ou de um destes com a responsabilidade futura do infante.

PF18.  Influência dos vínculos infantis nas futuras relações.

PF19. A criança deve ser livre.

PF20. Sobre o sucesso da função parental.

PF21. A mãe suficientemente boa.

Qfp22. Sobre a teoria do desenvolvimento proximal (Vygotsky) na relação tela-criança.

PF23.

PF24. Obrigações das crianças. Como iniciar o processo?

 

Se desejar, entre em contato e relacione suas questões.

 

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·         Qpf07. O pai da boca da mãe. https://youtu.be/uJiEsDX__kI. Desligar link, pessoal.

07b. https://youtu.be/33o7Rz-Zc0c. Desligar link, pessoal.

·        Qpf08. O programão do pai. https://youtu.be/6FXc_RIvPMk.

·        Qpf09. Opções aos pais quanto às questões de seus filhos: orientar ou questionar. https://youtu.be/349OXbG8pLM.

·        Qpf10. Quando o pai deve ser orientador, quando questionador? https://youtu.be/quFeg3Ev5IY. Desligar links

·        Qpf12. Sobre o amor entre pais e filhos. https://youtu.be/fLrIDWCpsjA.

·        Qpf13. Criança em construção: motivar sem depreciar. https://youtu.be/mp1DCkH87_E.

·        14b. Devemos corrigir as crianças ou aguardar que, sozinhas e em acordo com a própria maturidade, elas próprias se corrigirão? https://youtu.be/VMnik4HveG8. Desligar.

·        Qpf15. Criança que rompe todas as regras, inclusive com o respeito aos outros, terá problemas sociais e psicológicos no futuro. https://youtu.be/fZEUtTD0noM. Desligar.

·        Qpf16. Há quem relacione a austeridade dos pais ou de um destes com a responsabilidade futura do infante. Freud também falou alguma coisa, algo sobre a formação do superego. 16b. Há relação entre austeridade e responsabilidade? https://youtu.be/R7IC-bZZJE8. Desligar.

·        Qpf17. Especula-se que há relação direta entre os pais e os futuros companheiros, que a postura da mãe (ou dos pais) em relação aos filhos influencia todas as suas relações futuras. Relações futuras, formando. https://youtu.be/ybsLSj-A95A. Desligar.