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Questões na relação pais-filhos |
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Neste
módulo do grupo de estudos discutiremos as principais teorias e dicas que
visam o desenvolvimento infantil e o aprimoramento da relação pais-filhos. Requisito É
recomendado algum conhecimento dos mecanismos de controle social dos saberes,
crenças e narrativas, assim como reconhecer as questões fundamentais do
comportamento humano. Por isto você, caro leitor, deverá se interessar também
pelo grupo de
estudos Maturação, inteligência e sabedoria pessoal. Resposta
certa À
princípio, pode parecer que o leitor deva responder às muitas questões do
nosso grupo com a resposta certa. Não, não é este o intento. Geralmente elas
não têm resposta certa ou errada. Há outros motivos: ·
Identificar sua postura perante as questões, para
direcionar as próximas reflexões. ·
Localizar possíveis pontos de incoerência nas suas
atitudes. ·
Reparar possíveis discórdias com o ECA. ·
Ao antecipar e racionalizar as questões, poderemos reagir
com mais harmonia e sabedoria se e quando elas se colocarem. Aplicabilidade
Bem sabemos
que as questões aqui relacionadas não se aplicam a todas as relações
pais-filhos. São apenas possibilidades, ocorreram em alguns casos. PF18.01. Sobre as
obrigações dos pais. PF18.01a. Em acordo
com o ECA e com você, quais as obrigações dos pais? PF18.01b. Quais as
principais funções dos pais, em ordem de prioridade para você? PF18.01c. Quais os
possíveis interesses do Estado ao formalizar o ECA? PF18.02. Criança não
brinca, simula. PF18.03. Os pais
devem sempre ser amigos dos filhos? Mas há funções discordantes entre a de
pais e a de amigos. PF18.04. Sobre as
funções psicológicas parentais. Mãe e pai psi. Quais os seus atributos? PF18.05. Toda criança
é inteligente. Em sendo a inteligência um dom, ela deve ser treinada ou
devemos deixá-la ao seu próprio desenvolvimento natural? PF18.05b. Em sendo, a
inteligência, vários dons ou tipos como raciocínio lógico, memória,
dialética, conhecimento gerais, domínio de técnicas, compreensão e algumas
outras, quais devemos aprimorar e quais devemos deixar ao seu próprio e
natural desenvolvimento? Requisito: Inteligência e burrice. PF18.06a. Crianças
precisam ser monitoradas. PF18.06b. Até que
idade ou situações as brincadeiras devem ser monitoradas? PF18.06c. Até que idade ou situações as amizades dos
filhos devem ser monitoradas? PF18.06d. É clássica
a afirmação que os amigos do filho o desviaram. Os pais devem
monitorar e influenciar as amizades dos filhos, ou confiar no seu
amadurecimento e formação? PF18.07. O pai da
boca da mãe. Primeira teoria sobre a formação da relação do pai com os
filhos. PF18.08. O programa
do pai. Segunda teoria sobre a formação da relação do pai com os filhos. PF18.09. Os tipos de
pai. PF18.10. Como se
forma o superego. PF18.11. Bullying.
Como treinar um filho a lidar com ofensas e opiniões desagradáveis? PF18.12. Sobre o amor
entre pais e filhos. PF18.13. Quem está no
topo não tem para onde subir. PF18.14. Punições são
necessárias? Alguma punição é necessária, aplicável ou recomendada, ou basta
o diálogo? PF18.15. Tempo ocioso
e produtividade. A criança precisa de
tempo ocioso para as autoavaliações, rever e criar experiências, desenvolver
a criatividade e refletir sobre opções. E isto está cada vez mais raro. PF18.16. Entre o
poder e a opressão. PF18.17a. Os momentos em família são recomendados? PF18.18a. Influência
dos vínculos infantis nas futuras relações. PF18.19a.
A criança deve ser livre. PF18.17.19d.
A vida que a família oferece ao indivíduo influencia seus hábitos futuros. PF18.20. As questões
do TEA. PF18.21.
A mãe suficientemente boa de Winnicott. PF18.22.
Sobre a teoria do desenvolvimento proximal (Vygotsky) na relação
tela-criança. PF18.23.
Obrigações das crianças. Pós e contras. Interesses sociais. 24. PF18.24a. Opções aos
pais quanto às questões de seus filhos: orientar ou questionar. 10az. Se
desejar, entre em contato e relacione suas questões.
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