MM06.01

Maturação e maturidade


Essencialmente, o atual principal método de controle da sociedade é a infantilização do ego. Apesar de a população atual se manter conectada horas por dia, aparentemente sofrer excesso de informações, ter popularizado formações, graduações, pós-graduações e doutorados, perdeu, em grande parte, certo processo de maturação do ego presente em todas as culturas que pudemos observar. Não por acidente.

Por ego-maturação ou apenas maturação em nossos textos  e vídeos, entenda certo processo típico em culturas anteriores de identificação com a terceira entidade, o poder e o amor.

Natural, cultural ou divino? Há quem credite o processo de maturação ao nosso código genético, à natureza humana, aos interesses dos antepassados, à necessidade de perpetuação da espécie ou à vontade Divina. Qualquer que seja o motivo, sempre observamos, em todos os povos que pudemos observar sua cultura, certa maturação e transcendência do ego.

Enquanto bebês, crianças de colo, adolescentes, jovens, casais recém-formados, casais com filhos ou aplicados às nossas metas e objetivos, idosos ativos e já dependentes temos pensamentos, desejos, atividades e ânsias diferentes. Não apenas isto, também aplicamos sentidos diferentes a palavras como amor, poder, desejo, objetivo de vida e outras. A cada fase, existe um tipo de inteligência e virtudes diferentes em destaque. Existia. Na cultura globalizada, isto vem regredindo.

Nesta temporada vamos comentar as principais fases de maturação. Não que todos nós cumpramos todas as fases, pelo contrário, era e é comum que as cumpramos conforme nossa postura na vida.

Conforme a posição que tomemos perante as outras pessoas e às vicissitudes da vida, também poderemos explicar certas diferenças:

·        Nos conceitos à mesma palavra;

·        Nos comportamentos à mesma situação;

·        Nas posturas perante a vida.

A localização da maturação individual também explica por que, aos nossos olhos, tantas pessoas tomam atitudes tão idiotas e irracionais, mas não aos próprios. Certamente algo que não é do interesse do Sistema.

Contudo, é recomendável que o leitor já tenha escolhido conceitos para as palavras inteligência, amor, poder e sabedoria pessoal (temporadas anteriores). Estas escolhas ajudarão a localizar a sua maturidade.

 

Seguir aos textos sobre maturação.