PN02.07

Sinais de um pensamento Nebuloso


Quinto sintoma de um pensamento nebuloso: aumenta o sofrimento psicológico.

Casos ou sintomas de depressão, ansiedade, egoísmo, Burnout, TDAH, egocentrismo e vitimismo são consequências diretas da polarização, do emburrecimento e do empobrecimento assim como são também ferramentas de controle social.

O medo, a autocobrança, as críticas constantes, o isolamento social e psicológico, o excesso de autovalia e tantas outras situações estimuladas na atualidade aumentam soberbamente esses problemas.

Considere a explosão de recursos da Medicina, da Fisioterapia e da Enfermagem, do resgate de muitas medicinas antigas, do desenvolvimento de dúzias de técnicas psicoterapêuticas e tantos mais recursos e projetos para melhorar a qualidade de vida como as práticas integrativas. Por que aqueles males estão cada vez mais presentes na população? Não é à toa!

ü    Os desejos e as faltas humanas são apresentados como naturais, ignora-se a efetiva influência dos desejos na angústia e no sofrimento psicológico, como interessa ao Estado controlador. E essas faltas, cada vez maiores e inalcançáveis, aumentam não só a angústia, mas também a ansiedade, os casos de depressão e outros sofrimentos psicológicos.

ü    Problemas como obesidade, depressão, dependência química e ansiedade são naturalizados, alguns até glamorizados. Cobra-se respeito ao doente, mas não a pronta interseção da Saúde e da Política, como se esforços em tratar esses males fossem falta de respeito à identidade da pessoa.

ü    O controle das crenças e ideias, objetivo central das mídias e da Educação, gera comportamentos e hábitos que, cada vez mais, aumentam os tais males.

ü    O medo, sempre ameaçador, gera pessoas carentes e inseguras que mais facilmente defendem as bandeiras que lhe são apresentadas como solução dos seus problemas. Dividir e polarizar para controlar.

ü    A rigidez de pensamentos globalizados politicamente corretos serve como antolhos, já que não se pode trazer à baila assuntos que lhes questionem ou busquem aprimoramentos. 

Os insistentes votos de prosperidade, de mensagens religiosas e de outras com caráter positivo e tantas mais demonstrações de felicidade, sucesso e equilíbrio nas redes sociais são, regularmente, esforços que buscam mascarar esses sofrimentos. Pessoas afirmam com tanta convicção que são felizes, de sucesso, ungidas, atuantes e empoderadas que enganam até a si mesmas. Mas a reação de recusa que expressam ao ventilarmos esta possibilidade as entrega. 

 

Continuidade

·        Sobre a depressão*.

·        Reflexões para a Saúde*.

·        Enganos e lendas das Medicinas Antigas*.

*Peça pelo WhatsApp os links cujos textos não forem confortáveis para ler ou não abrirem.

Sobre o sexto sintoma.