O inocente útil admira ou não Che Guevara?


Há muitas pautas que visam a divisão da sociedade, para que esta possa ser explorada. Ídolos, ideologias, máximas e tantas outras desculpas para odiar os adversários. Che Guevara é um bom exemplo.

O inocente útil admira ou tem ojeriza por Che?

Algumas pessoas lembram de Che Guevara como o autor de frases como:

https://www.pensador.com/che_guevara_frases/:

·        “O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade.

·         Deixe-me dizer-lhe, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor.

·        Lutam melhor os que têm belos sonhos.

·        Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

·        Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.”

Outras o veem como um sanguinário que assassinava homossexuais, cães, padres e negros, além de defender ideias nada socialistas ou comunistas (https://iree.org.br/o-simbolo-da-esquerda-racista-elitista-e-homofobica/).

Entenda de uma vez: o importante para o Sistema não é concluir o embate, não é definir o que seja esquerda, o certo, o melhor para a sociedade, tampouco se Guevara era gente boa ou não. O necessário para os poderosos é que a sociedade não se una, que disputas e antagonismos se mantenham nela. Por isto polarizar é sinal de inocência útil, e não faltam questões para isto, a disputa entre a esquerda e a direita ou se Che era socialista ou ditador são apenas mais duas.

Estão entre outras disputas também financiadas, destacadas e mantidas: brancos e negros, heteros e LGBTT+ e muitas outras. Certamente há propostas necessárias, justas, inclusivas e boas, precisamos das questões. O problema é que são mantidas não pelos bens que promove, mas para que o país se mantenha dividido. 

Assim, em caso de perceberem que os bens do país estão sendo cedidos a estrangeiros, cada lado culpa o outro por isto, acirrando o embate. O que certamente facilita o controle social e ofusca os verdadeiros mentores e beneficiados: empresários multinacionais.

Toda dificuldade gerada para manter o povo sob controle (o emburrecimento, o empobrecimento, o aumento da agressividade e dos quadros clínicos em psicologia) sempre serão atribuídos ao outro lado. No eterno embate, os verdadeiros responsáveis são eximidos, mantêm-se no poder sob a neblina.

A ilusão da disputa esquerda x direita deixa de existir quando voltamos à questão: quem financia a esquerda e quem, a direita?

 

Voltar à relação Narrativas Nebulosas.