IB03.53

Inteligências versus profissionalização  


Há quem argumente que a população está cada vez mais técnica, graduada, pós-graduada e doutorada, e isto seria sinal de inteligência. Não deixa de ser. Também reconhecemos conhecimento e técnica como sinais de inteligência, apesar de preferirmos outros conceitos.

E, não por acaso, as diferenças entre conhecimento e técnica versus inteligência não estão nem do PNE, nem nos conteúdos escolares, tampouco são assunto entre os saberes acadêmicos. Pesquise a palavra inteligência ou a expressão promoção da inteligência no PNE. Não encontrará. 

Técnicos e profissionais têm melhor rendimento que pessoas sem qualificação e analfabetas, rendem mais serviços, produtos e impostos ao Estado. Por isto desde o tempo do imperador D. Pedro II que a alfabetização vem diminuindo por interseção do Estado, e a profissionalização, aumentando. Todos os governos, em todo o mundo, se vangloriam de estimular a Educação. Mas a grande maioria deles prioriza apenas conhecimentos específicos ou técnicas, não se atentam com a inteligência em si. Aumentam os cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e doutorado enquanto introduzem as doutrinas que são do interesse do Estado. Já comentamos isto em Influência escolar nas inteligências.

As pessoas estão cada vez mais sob a influência da Educação e emburrecidas. Faço crer que por causa da desvalorização dos conteúdos de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais, que é mais cruel nas escolas públicas.

Também não vejo com bons olhos o fato de, em alguns países, já se falarem em eliminar de vez estes conteúdos desnecessários. Aí mesmo que a população se tornará de técnicos, mas com a inteligência em risco. Qual a pesquisa que mostrou que dominar aqueles conteúdos é prejudicial à pessoa ou ao seu exercício profissional? Porque posso especular os interesses nesta crença se o tema for controle social. 

Resumindo

As pesquisas que sugerem que as crianças aprendem melhor apenas o que demonstram interesse em aprender não me parecem confiáveis. São financiadas e defendidas pelo mesmo Sistema que prefere pessoas emburrecidas, mas técnicas (com aptidões desenvolvidas). Ainda não vi pesquisa demonstrando que a redução do conhecimento em Português, Matemática e demais conteúdos antigos formam pessoas mais inteligentes, socialmente atuantes, equilibradas emocionalmente, mais comunicativas e conscientes. Pelo contrário, registramos aumento da polarização social, do emburrecimento e dos casos de depressão e TDAH entre os alunos e a população.

Detalhes sobre os conteúdos antigos versus os atuais

A cobrança em decorar listas e fórmulas era enorme. Como estados e capitais. Acreditava-se que estes exercícios desenvolvem a memória e aumentam o conhecimento da pessoa. Ainda não se provou o contrário, nem que isto prejudica outras aptidões. Que aptidão diminui ao sabermos os países e suas capitais pelo mundo?

Às crianças de hoje em dia não se recomenda falar de caviar, países distantes, História dos povos europeus, tampouco a de povos que não sejam para mostrar a dominação de uns.  Nada que não seja do seu mundo, a não ser para criticar e mostrar falhas. O que eu quero é ser feliz, viver tranquilamente na favela onde eu nasci, e poder me orgulhar de ter a consciência que pobre tem seu lugar, já dizia, lastimavelmente, certa famosa música popular. Até dados históricos e geográficos do Brasil – produtos por região, por exemplo – são omitidos aos mais jovens na atualidade. E, mesmo que façam parte do livro base, não costumam ser cobrados.

Por que o pobre não deve conhecer as capitais dos nossos estados e dos países mundo, peças anatômicas, figuras de linguagem, ordens e classes na classificação de animais e vegetais, conjugação de verbos regulares e irregulares, ciclo de Krebs, mitocôndrias, queima da glicose aeróbica e anaeróbica com a produção de ácido lático e a maioria dos conteúdos antigos no primário? Estes todos, me lembro bem, aprendi com a tia Júlia na quinta série primária.

Sim, acredito que as limitações aos conteúdos escolares e a proibição de cobrança por parte dos professores são maiores aos pobres, em escolas particulares ainda se encontram esses saberes, apesar de percebermos redução no volume deles.

A inteligência é um dom, devemos nos aplicar arduamente a todos os dons que desejamos desenvolver, então por que, na escola, as características já comentadas não devem ser assunto regular na escola, apenas as outras inteligências da TIM?

Ora, quanto mais lugares e coisas a gente sabe que existem, mais poderemos nos empenhar em conhecê-los. Pobres não precisam reconhecer caviar se um dia lhes ofertarem?

Reflexão. Einstein teria dito: tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber.

Reflexão. Considere estas quatro características da fala:

ü Oratória- o dom de escolher as palavras que melhor exprimem a mensagem que se quer passar.

ü Retórica- o dom de usar palavras rebuscadas, estruturas linguísticas e até artifícios poéticos para expressar sua fala.

ü Eloquência- o dom de convencer utilizando a fala.

ü Hermenêutica- o dom de compreender o sentido que o outro queria dar à sua fala.

Todos estes dons podem e devem ser desenvolvidos a partir principalmente dos conteúdos de Português, mas também de História, Geografia, Ciências Naturais e Conhecimentos Gerais. Ou não? Ou basta deixar as crianças à vontade, que estes dons se manifestam plenamente? Ou nenhum desses dons é desejável ou ensinável?

Ora, para os antigos, como meus avós e eu, são vários os sinais que indicam inteligência. E todos eles podem ser aprimorados indo para a escola aprender os conteúdos acima comentados ainda criança. A quem interessa a redução dos conteúdos? Não aos alunos!

 

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