IB03.53 |
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Inteligências versus
profissionalização |
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Há quem argumente que a população está cada vez mais
técnica, graduada, pós-graduada e doutorada, e isto seria sinal de
inteligência. Não deixa de ser. Também reconhecemos conhecimento e técnica
como sinais de inteligência, apesar de preferirmos outros conceitos. E, não por acaso, as diferenças entre conhecimento e
técnica versus inteligência não estão nem do PNE, nem nos conteúdos
escolares, tampouco são assunto entre os saberes acadêmicos. Pesquise a
palavra inteligência ou a expressão promoção da inteligência no PNE. Não
encontrará. Técnicos e profissionais têm melhor rendimento que
pessoas sem qualificação e analfabetas, rendem mais serviços, produtos e
impostos ao Estado. Por isto desde o tempo do imperador D. Pedro II que a
alfabetização vem diminuindo por interseção do Estado, e a
profissionalização, aumentando. Todos os governos, em todo o mundo, se
vangloriam de estimular a Educação. Mas a grande maioria deles prioriza
apenas conhecimentos específicos ou técnicas, não se atentam com a
inteligência em si. Aumentam os cursos técnicos, de graduação, pós-graduação
e doutorado enquanto introduzem as doutrinas que são do interesse do Estado.
Já comentamos isto em Influência escolar nas
inteligências. As pessoas estão cada vez mais sob a influência da
Educação e emburrecidas. Faço crer que por causa da desvalorização dos
conteúdos de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais,
que é mais cruel nas escolas públicas. Também não vejo com bons olhos o fato de, em alguns
países, já se falarem em eliminar de vez estes conteúdos desnecessários. Aí
mesmo que a população se tornará de técnicos, mas com a inteligência em
risco. Qual a pesquisa que mostrou que dominar aqueles conteúdos
é prejudicial à pessoa ou ao seu exercício profissional? Porque posso
especular os interesses nesta crença se o tema for controle social. Resumindo As pesquisas que sugerem que as crianças aprendem melhor
apenas o que demonstram interesse em aprender não me parecem confiáveis. São
financiadas e defendidas pelo mesmo Sistema que prefere pessoas emburrecidas,
mas técnicas (com aptidões desenvolvidas). Ainda não vi pesquisa demonstrando
que a redução do conhecimento em Português,
Matemática e demais conteúdos antigos formam pessoas mais inteligentes,
socialmente atuantes, equilibradas emocionalmente, mais comunicativas e
conscientes. Pelo contrário, registramos aumento da polarização social, do
emburrecimento e dos casos de depressão e TDAH entre os alunos e a população. Detalhes sobre os conteúdos antigos versus os atuais A cobrança em decorar listas e fórmulas era enorme. Como
estados e capitais. Acreditava-se que estes exercícios desenvolvem a memória
e aumentam o conhecimento da pessoa. Ainda não se provou o contrário, nem que
isto prejudica outras aptidões. Que aptidão diminui ao sabermos os países e
suas capitais pelo mundo? Às crianças de hoje em dia não se recomenda falar de
caviar, países distantes, História dos povos europeus, tampouco a de povos
que não sejam para mostrar a dominação de uns. Nada que não seja do seu mundo, a não ser
para criticar e mostrar falhas. O que eu quero é ser feliz, viver
tranquilamente na favela onde eu nasci, e poder me orgulhar de ter a
consciência que pobre tem seu lugar, já dizia, lastimavelmente, certa
famosa música popular. Até dados históricos e geográficos do Brasil –
produtos por região, por exemplo – são omitidos aos mais jovens na
atualidade. E, mesmo que façam parte do livro base, não costumam ser
cobrados. Por que o pobre não deve conhecer as capitais dos nossos
estados e dos países mundo, peças anatômicas, figuras de linguagem, ordens e
classes na classificação de animais e vegetais, conjugação de verbos
regulares e irregulares, ciclo de Krebs, mitocôndrias, queima da glicose
aeróbica e anaeróbica com a produção de ácido lático e a maioria dos
conteúdos antigos no primário? Estes todos, me lembro bem, aprendi com a tia
Júlia na quinta série primária. Sim, acredito que as limitações aos conteúdos escolares
e a proibição de cobrança por parte dos professores são maiores aos pobres,
em escolas particulares ainda se encontram esses saberes, apesar de
percebermos redução no volume deles. A inteligência é um dom, devemos nos aplicar arduamente
a todos os dons que desejamos desenvolver, então por que, na escola, as
características já comentadas não devem ser assunto regular na escola, apenas
as outras inteligências da TIM? Ora, quanto mais lugares e coisas a gente sabe que
existem, mais poderemos nos empenhar em conhecê-los. Pobres não precisam
reconhecer caviar se um dia lhes ofertarem? Reflexão. Einstein teria dito: tudo aquilo que
o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se
resume no tamanho de seu saber. Reflexão. Considere estas quatro características
da fala: ü
Oratória- o dom de escolher as palavras que
melhor exprimem a mensagem que se quer passar. ü
Retórica- o dom de usar palavras rebuscadas,
estruturas linguísticas e até artifícios poéticos para expressar sua fala. ü
Eloquência- o dom de convencer utilizando a
fala. ü Hermenêutica-
o dom de compreender o sentido que o outro queria dar à sua fala. Todos estes dons podem e devem
ser desenvolvidos a partir principalmente dos conteúdos de Português, mas
também de História, Geografia, Ciências Naturais e Conhecimentos Gerais. Ou
não? Ou basta deixar as crianças à vontade, que estes dons se manifestam plenamente?
Ou nenhum desses dons é desejável ou ensinável? Ora, para os antigos, como
meus avós e eu, são vários os sinais que indicam inteligência. E todos eles
podem ser aprimorados indo para a escola aprender os conteúdos acima
comentados ainda criança. A quem interessa a redução dos conteúdos? Não aos
alunos! Voltar à relação de
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