IB03.47

O que não se pode confundir com burrice 


Antes de relacionarmos os sinais de burrice, seria interessante discernir o que não é burrice.

Oligofrenia em vez de idiotia

A Saúde tem procurado afastar o nome idiotia e aplicado oligofrenia ao quadro clínico.

Pesquisa Google (idiotia e oligofrenia): Idiotia é um termo genérico utilizado pelos médicos para designar graus avançados de oligofrenia. Oligofrenia, por sua vez, é outro termo genérico que fala de forma geral sobre um conjunto de diferentes doenças que afetam o desenvolvimento mental, físico ou emocional de indivíduos.

Deixaremos os vocábulos idiotia e idiota aos quadros clínicos.

Idiota útil

Idiotia útil também não é sinal obrigatório de burrice. Mas não utilizamos esta expressão pelo caráter depreciativo com certo espectro político.

Inocente útil

Utilizaremos este conceito: inocente útil.

Ignorante

Ignorante: que seja aquele que ignora. Aquele que não sabe, seja porque não estudou, não foi informado ou esqueceu. Sem impingir burrice, tolice, incapacidade ou idiotia.

Insisto. É necessário muito cuidado antes de classificar alguém como burro.

O burro difere do ignorante porque não lhe faltaram informações, mas porque sofre de imunização cognitiva (não quer e não consegue se atualizar).

Burrice

A burrice, em si, não deve ser reconhecida como atributo pejorativo, como sinal de inferioridade. A imunização cognitiva é processo em todos que aprenderam algo e têm Cultura. É característica humana, só que faz parte das desvirtudes e, por isto, não a percebemos em nós mesmos, como a inveja e outras características socialmente malvistas. Mais em  SP02- Temos naturalmente dificuldades em identificar nossas falhas, desvirtudes e enganos.

Insisto. É um despropósito classificar alguém como burro, apenas um ato de arrogância. Estudamos os sinais de burrice visando reconhecer a nossa própria imunização cognitiva e a relação com os interesses e programas sociais emburrecedores. Para que possamos reagir. E só.

 

Voltar à relação de reflexões sobre inteligência.

Voltar à temporada 06- sinais de burrice.