IB03.46

Antenalidade, empatia e respeito 


Reflexão – promoção da empatia, do amor e do respeito. Reparo que pessoas que penso terem baixos níveis de empatia e respeito fazem postagens sugerindo que devemos amar mais, ser mais empáticos e ter mais respeito por outros. Penso ser da natureza humana: tudo que é de bom, identifico em mim, assim como tenho dificuldade em visualizar meu lado ruim ou supostamente ruim, inclusive meus erros e enganos. Pessoas que fazem as mais ofensivas postagens a grupos contrários ou outros partidos políticos parecem não perceber que faltam com respeito e empatia. Como podemos identificar isto, caso estejamos nesse grupo? Como podemos lidar com isto?

Texto: Amor gato por lebre.

Reflexão. Devemos ponderar considerações contrárias ao nosso saber? Há pessoas que desprezam as considerações contrárias, só consideram as suas próprias. Ora, outras opiniões devem ser consideradas ou não? Em outras palavras: porque a opinião de uma pessoa deve ser mais importante que a opinião que outra, se ambas estão envolvidas no mesmo evento? Ainda. Quando a opinião de uma pessoa deve se sobrepor a de outra? Se nunca aceitarmos novos e contestadores saberes, jamais revisaremos os nossos!

Reflexão. Já comentei que povo emburrecido é mais fácil de ser controlado e explorado. Que papel a máxima devemos considerar nossas opiniões, intuições, percepções e verdades mais importantes que as das outras pessoas têm no controle da sociedade?

Num mundo em que o isolamento, as críticas, a arrogância, o julgamento e a discórdia prosperam, onde as pessoas se julgam competentes para avaliar quaisquer situações e pessoas, onde a opinião dos outros cada vez mais é desprezada, tenho certeza de que o desenvolvimento e a divulgação desse tipo de inteligência (antenalidade) seria de bom alvitre.

 

Continua aqui.

Voltar à relação de reflexões Inteligência e burrice.