IB03.41 |
|
Por que se ofusca a Antenalidade? |
|
Em vez de antenalidade
bem que poderíamos utilizar a palavra compreensão, aprendizado ou
empatia para inteligência.8. Os três conceitos subentendem obrigatoriamente a
anuência da contraparte, que é fundamental em antenalidade. Quando damos sentido a algo ou a uma situação,
esse sentido nos é harmônico, é em acordo com nossas percepções, crenças e
saberes. O que é suficiente para termos a sensação de a termos compreendido e
estarmos certos quanto a isto. Esta sensação qualquer pessoa tem, até as mais
emburrecidas. Agora, a concordância da contraparte faz diferença. Tenho especial carinho com este conceito e dom.
Temos certeza de que ele é fundamental tanto para a união da sociedade,
quanto para o desenvolvimento de novas ideias e soluções. Mas o controle da
sociedade precisa combatê-lo para ter mais eficiência, percebemos que há
vários saberes culturais que o ofuscam, ignoram ou ofendem. ü Siga sua intuição, ela nunca falha. ü Você será mais feliz quando aprender a não ligar para a opinião dos
outros. ü Seja você mesmo, deixe de se importar com o que os outros pensam. ü Siga sua intuição, ela te levará aos melhores caminhos. ü A intuição sussurra a verdade. Ora, se priorizamos nossa intuição, não estamos
considerando a intenção da outra parte, apesar de seu envolvimento! Sabemos
que nossa intuição é guiada pelos nossos saberes já acumulados e deve ser
ponderada. Assim como sabemos que outras pessoas têm lá seus saberes também.
E que é do interesse do Sistema que não nos interessemos em compreendê-los. Desenvolvimento Penso que o argumento mais repetido para se
contrapor a esta inteligência seja: os outros podem estar errados. Sim, é
verdade. Mas compreender nunca foi concordar ou apoiar. A proposta é
compreender, não mudar de opinião ou se submeter a outros saberes. Podemos concluir que a inteligência-antenalidade prejudica o controle social porque reduz a
burrice e a polarização. E seria também por isto que esta inteligência não
tem destaque em nenhum PNE ou projeto educacional. Voltar à relação de reflexões Inteligência
e burrice. |
|
|
|
|