IB04.00 |
|
Conteúdo e reflexões
iniciais do módulo Inteligência e
burrice |
|
Nesta página você encontra o conteúdo e algumas das questões deste
módulo, como os tipos, os sinais, as críticas e os conceitos mais comuns para
inteligência e burrice. Sobre a nomenclatura. Há vários conceitos para inteligência e
outras palavras. Por isto e para que futuramente possamos saber a qual
conceito nos referimos em nossas reflexões, usamos ponto-numeral junto ao
vocábulo inteligência (inteligência.n, como inteligência.8). Informações
iniciais Reveja texto
introdutório por que
você deve se interessar pelo desenvolvimento de suas inteligências? IB03.03. Conteúdo deste módulo do grupo de estudos. IB03.extra. Por que você
deve se interessar pelos conceitos? O que seria inteligência? IB03.05. O que seria
inteligência e burrice para você? Colabore: envie seu conceito preferido. IB03.06. Inteligência. O que
seria? IB03.07. Inteligência.2- a
capacidade de reconhecer, resolver e se adaptar a problemas ou situações.
IB03.08. Reconhecer, resolver e
se adaptar são reações subjetivas! IB03.09. Burrice a partir deste
conceito. IB03.10. Questões sobre
a subjetividade desse conceito. IB03.11. Inteligência.3- dons
mnemônicos: concentração, memorização, lógica dedutiva e as outras,
conhecimento acumulado, velocidade e coerência na percepção, no raciocínio e
nos reflexos; oratória, retórica e hermenêutica; criatividade e ainda outros
dons seriam todos inteligência ou sinais de. IB03.12. Dons
mnemônicos indicam inteligência? IB03.13. Burrice.3
seria a redução de dons mnemônicos? Como a que acontece na terceira idade, em
casos de má-alimentação e falta de condições apropriadas? IB03.14. Inteligência.4- aprendizado.
IB03.15. Sobre o aprendizado. IB03.16. Burrice.4 seria a
dificuldade de aprendizado? IB03.17.
Aprendizado (escolar) como mecanismo de doutrinação e controle social. IB03.18. Inteligência.5-
raciocínio lógico-dedutivo. Aquele do teste de QI. IB03.19. Testes de QI e sucesso. IB03.20. Vicissitudes dos testes
de QI. IB03.21.
Inteligência e senso crítico. IB03.22. Burrice.5-
baixo índice no teste de QI. IB03.23. Inteligência não é
apenas o raciocínio lógico-dedutivo. IB03.24. Inteligência.6-
conhecimento acumulado ou domínio de técnicas. IB03.25. Burrice.6
como ignorância ou parcos conhecimentos. IB03.26. Inteligência.7- somos
todos inteligentes porque temos o dom de pensar ou alguma aptidão. IB03.27. Inteligente.8- inteligente é quem
comigo concorda, e burro quem discorda. b. IB03.28. Inteligência.9- tudo
que tem ou gera valor cultural ou econômico. IB03.29. Inteligência.10- a
capacidade de fazer escolhas. IB03.30.
Inteligência.10b- seria a capacidade de fazer qual escolha? IB03.31. Inteligência.11- o
dom de criar ou revolucionar. Criatividade, arte, expressão,
enfim, fazer diferente. IB03.32. Inteligente.12- saber
tudo, perceber tudo, nunca se enganar. IB03.33. Inteligência.13- a
busca pelo saber, do conhecimento ou pela verdade. Burro.33, o sabe-tudo.
B) Sobre a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner Destaque merece esta teoria não apenas pela hegemonia na Educação e nos
meios midiáticos, mas principalmente pelos possíveis usos escusos. IB03.34. Sobre a TIM - a
teoria das Inteligências Múltiplas. IB03.35. Crítica 01- redução à
valor. IB03.36. Crítica 02- enuvia
certas inteligências. IB03.37. Crítica
03- esqueceu de alguns dons. IB03.38. IB03.39. Crítica 05- faltam
aptidões-inteligências. C) Qual seria a inteligência essencial? IB03.40. A inteligência.15:
antenalidade. IB03.41. Por que se ofusca a
antenalidade? IB03.42. Aplicabilidade da
antenalidade. IB03.43. Antenalidade como a
inteligência primordial. IB03.44. Requisitos para a
antenalidade. IB03.45. Antenalidade,
empatia e respeito. D) O que seria burrice? IB03.47. O que não se pode
confundir com burrice. IB03.48.
Oligofrenia e idiotia. IB03.49. Inocente e idiotia
útil. IB03.50. Inteligência e burrice
são antitéticas? IB03.200. Sinais de burrice. E) Questões educacionais. IB03.52. Influência escolar nas
inteligências. IB03.53. Inteligências versus profissionalização. IB03.54. Pensamento crítico. Senso comum. IB03.54. 500- Influências
na Educação. F) Redutores de inteligência. IB03.400. Saberes. IB03.401. Produtos e
alimentos. IB03.402. Atividades. IB03.403. Hábitos
culturais. G) Estudos complementares. IB03.301. Epistemologia ou
teoria do conhecimento em Platão. IB03.321. Inteligência para
Piaget. IB03.341. Inteligência
Emocional. IB03.351. Inteligência
social, de Daniel Goleman. IB03.99. Quais dos conceitos
que vimos são do interesse do Sistema, e quais poderiam ser do seu? H) Técnicas de desenvolvimento das inteligências. IB03.501 em diante. Próximo: não selecione um conceito. Voltar à página
inicial do site. |
|
|
|
|