IB03.224

Burros confundem percepção com fatos


Pessoas não amadurecidas confundem fato com percepção. Há aquelas que insistem que a sua percepção é verdadeira, não conseguem perceber seus enganos e limites. E algumas chegam a acreditar que cada um tem a sua verdade, não percebem que isto é uma falácia.

Fatos e percepção

Existem fatos e existem as percepções destes. Está chovendo agora aí? Isso é um fato. Digamos que esteja. Você pode não ter percebido ou pode ter confundido o barulho da chuva com o do vento e pensado que está ventando, não chovendo. Embora a percepção seja sempre subjetiva, e então sempre possa estar em desacordo com o fato, isto não confirma que cada um tenha a sua verdade. Temos, cada um, nossa percepção individual, que pode ser ou não diferenciada da dos outros.

Há fatos que não podemos confirmar. Por exemplo, vimos uma sombra descendo para o outro lado do muro. Eu percebi um gato, minha esposa, um gambá. O animal já se foi. Ora, temos duas possibilidades para o fato, já que temos duas percepções diferentes. São duas percepções, não duas verdades: apenas um animal passou por lá naquele momento.

Numa outra ocasião em que avistássemos outra sombra e pensássemos ser um gambá. Como ambas as percepções são iguais, podemos especular que realmente um gambá passou por lá. Aí aparece o vizinho e afirma: vi um ouriço descendo do lado de cá, subiu na mangueira. Ora, mesmo quando mais de uma pessoa percebe a mesma coisa, isto também não garante que as percepções sejam coerentes com o fato. Ou seja, toda percepção sempre pode ser falsa. E isso uma pessoa emburrecida não abre mão: a percepção dela sempre é verdadeira.

Fatos são fenômenos que nem sempre podem ser confirmados. Se ocorreram, são verdadeiros, se não, falsos, sejam confirmados ou não.

Agora, além das percepções, existem as interpretações. Os fatos podem ser interpretados. Vimos um motorista que buzinou ao se aproximar de um cão que estava perdido pela rua. Achei que ele aproximou seu carro do carro do animal antes de buzinar e depois continuou seu caminho. Este fato foi presenciado por algumas pessoas. Alguém ao meu lado afirmou: nem viu o cão, só viu em cima, quando buzinou. Outro: tentou matar o cachorro, se o cachorro fugisse na direção dele estaria morto. Outra pessoa afirmou: Deus no comando, senti a presença d’Ele, que fez o animal se afastar. Eu achei que ele tinha se aproximado para assustar o cão, pelo mesmo motivo que buzinou, eu costumo agir assim, mas ninguém tem certeza das reais intenções do motorista. Há aparentemente quatro verdades? Não! Há um fato e quatro interpretações, só isto. A verdadeira intenção poderia ser levantada se e somente se o motorista fosse sincero e questionado.

 

Fato, opinião e conceito

Além de fato, existe opinião e conceito.

Opinião é pessoal, é a união da sua percepção com suas crenças, experiências, interpretações e interesses. A máxima deveria ser: cada um tem a sua opinião ou cada um tem a sua percepção. Mas como preferem a população emburrecida, divulgam cada um tem a sua verdade. 

Opiniões e percepções podem ser certas ou erradas. Perceba que não usamos as palavras verdadeiras e falsas quando o assunto é opinião.

O certo e o errado são em acordo com um sistema de avaliação. Todo mundo tem o seu, afinal todo mundo procura o certo para si e ainda combate o que considera errado.

Além do individual, podemos ter sistemas sociais de avaliação, como o sistema jurídico, o educacional e o moral. Servirão para definir os certos e errados da vida.

E podemos ter conceitos. Cada um tem seu conceito para amor, inveja, inteligência, objetivo de vida, Deus, moral, certo e errado. Para diminuir as diferenças entre estes conceitos individuais, combinamos conceitos. Conceitos são acordos sociais, palavras de um grupo podem ter significado bem diferente do de outros grupos.

Ideologias, por exemplo, são convenções, interpretações e crenças comuns a um grupo.

 

ReflexãoRH dono da verdade. O que é mais comum, o burro acusar ou ser acusado de ser o dono da verdade? https://youtu.be/i6wlql7ph_c.

 

Continua aqui.