IB03.213

Emburrecidos avaliam em percentuais


Detalhe sutil indicativo de burrice.

Sabe aquela pessoa que diz:

·        Concordo 95% com o que você diz!

·        Você está totalmente equivocado!

·        Você está 50% certo;

·        Ou outro percentual?

Como essa pessoa chegou a esse percentual? É porque ela acredita ter o saber 100% correto e arroga a si o direito de avaliar e concluir qual o percentual que cada um tem de perfeição. Perceba: primeiro ela considera seu próprio saber 100% identificado com a verdade. Em segundo, arroga a si o direito de avaliar tudo e todos, todos sem o direito a discordar dela. Terceiro passo: avalia e, por fim, dá o seu veredito. 50, 80, 90, 95 e até 100%. E, durante todo o processo, não estará disponível para apreender algo, só avaliar e dar o seu veredito.

E tudo que você queria é que a pessoa entendesse sua mensagem.

Desenvolvimento

Sabemos que há os especialistas e os críticos qualificados que, penso, são capazes de emitir avaliações mais consistentes, mais técnicas. Mas são justamente os não especialistas que mais se arrogam o direito de avaliar o percentual de veracidade ou qualidade das notícias e saberes. Bom em criticar, mas não em compreender, como se criticar (suposto senso crítico) fosse sinal de lucidez e inteligência.

Há muito tempo que vejo até pessoas afirmando terem sido selecionadas por Deus para a missão de julgar. Quando questionadas se seriam aptas e qualificadas para determinadas atitudes, respondem com a máxima: Deus não escolhe os qualificados, mas qualifica os escolhidos. O que podemos entender?

Porque a Nova Escola se empenha tanto em desenvolver o senso crítico nos alunos, mas não se empenha em qualificá-los primeiro, e limitar suas avaliações às suas qualificações? Pelo menos, creio, deveriam apresentar limites ao tão estimulado senso crítico. Ou que considerassem as opiniões dos outros nas suas avaliações. Sabemos que a indução às avaliações e críticas iniciam no ensino básico, onde estão eliminando os conteúdos. E, no meu entender, isto é, técnica de emburrecimento, mesmo que os professores não percebam. O que você acha?

 

Continua aqui.