IB03.209

O burro se acredita sempre certo


O burro acredita que está sempre certo, ele nunca admite que pode estar errado ou enganado.

A condição sine qua non para a burrice é a proteção de saberes interiorizados (crenças ou ideologias).

Por mais certeza que tenhamos do nosso saber, regularmente reaprendemos, eventualmente corrigindo saberes. Ou seja, sabemos que, como todas as outras pessoas, podemos estar errados ou enganados em quase tudo. Mas nos comportamos como se nunca ou raríssimamente estivéssemos. Temos certa incapacidade de perceber e admitir erros, falhas, desvirtudes e enganos, logo, sempre estamos convictos de estarmos certo. E isto nos faz próximos da burrice.

Mesmo confrontado com dados e fatos, o emburrecido costuma ter até orgulho de priorizar sua fé e suas crenças ante argumentos e fatos, tornando tanto o empacamento quanto a falta de diálogo irremediáveis. Como é do interesse de colonizadores, daí a minha insistência em apontar o interesse e uso político deste comportamento.

Reflexão. Um dos sinais mais indicativos de burrice é a incapacidade total de perceber ou admitir que pode estar errado ou que foi influenciado. Incluindo a incapacidade de perceber, avaliar ou aceitar provas e evidências e ainda o hábito de se pegar em chavões e frases feitas, supostas verdades.

l  IB03.209b. Siga sua intuição.

 

Continua aqui.