AI00.06

Sobre o nosso grupo de estudos


Contexto

Há pouco mais de quatro décadas, quando iniciamos as primeiras turmas, buscávamos o desenvolvimento de alguns dos dons atribuídos à inteligência como memória, concentração, lógicas, autocontrole, aprendizado e percepção.

Os participantes tinham variados objetivos: o combate à ansiedade, algum concurso público, alívio da dor utilizando o pensamento, controle do estresse, passar no vestibular, explorar os poderes da mente, alcançar o sucesso em determinada empreitada, enfim, o autodesenvolvimento.

O meu interesse, com o nascimento dos filhos àquela época, ampliou para atender à educação deles: como prepará-los e orientá-los para a vida?

A esse tempo, o desenvolvimento das inteligências ou de seus sinais satisfazia os objetivos. Hoje em dia, não mais. 

01- Há nova relação com as inteligências: algumas foram acrescentadas, outras, ofuscadas, e sinais de burrice passaram a ser glamourizados. C02- inteligência A.

02- Em paralelo, houve alteração no que seria Cultura, em seus objetivos e nos seus mecanismos. Até o século XVIII, Cultura era o resultado dinâmico das experiências, saberes e necessidades de um povo, lhes definia seus hábitos e novos saberes assim como era determinada a partir de seus interesses, práxis e saberes. Hoje em dia, não mais: é produzida globalmente e atendem a interesses globalizados.

03- Estas mudanças evidenciaram os nossos saberes pessoais, que regem  nossas emoções, nosso comportamento e até nosso aprendizado, assim como sofrem influência de pensamentos, hábitos e narrativas populares, estes sob o controle do Sistema, que os seleciona e viraliza conforme os seus interesses.

04- E ainda tomamos consciência que os controles sociais internos e externos exercidos via Cultura e Educação se embasam e se fortalecem a partir do controle dos sentidos que damos a certas palavras como amor, objetivo de vida, poder, riqueza, saúde, democracia, felicidade, prazer, paz e algumas outras. Conceitos estes que pensamos ou pensávamos ser intuitivos e gerais.

Para dar conta dessas interferências culturais, o conteúdo do nosso grupo de estudos se ampliou. Sem compreendê-las, estamos condenados à certa colonização (instalação de ditaduras que defendem interesses além-mares).

Conclusão

Participamos ativamente dos processos de polarização, emburrecimento, empobrecimento e adoecimento psicológico de nossa sociedade, decorrentes da tal colonização globalizada, mas como é da nossa natureza, não percebemos. Urge tomarmos consciência disto se, de fato, desejamos desenvolver nossa inteligência.

 

Após: Nova relação com as inteligências.