Lendas na Reflexologia Podal

A reflexologia podal consiste no ato de massagear certos pontos ou áreas nos pés no intuito de promover reações de cura em outras partes do corpo ou em alguma víscera. 

Teste, experimente, você vai comprovar os efeitos. Mas...

Tão logo nos admiremos da eficácia da terapia, nos proporemos a adquirir livros. Espanto se seguirá ao percebermos que as cartografias são diferentes, nem o local nem a data da reflexologia se comprovam.

1) As cartografias não são iguais. Há pelo menos uma dúzia de cartografias em que o ponto do estômago está em local diferente. Isto já foi assunto de um vídeo no YouTube sobre as cartografias podais.

2) A origem da reflexologia não se comprova. Tampouco sua idade.

Acredita-se que a reflexologia se originou na China há, aproximadamente, 5.000 anos. Só que para confirmar a milenariedade chinesa, as obras apresentam uma cartografia egípcia.

http://www.ibted.org.br/Figuras/Cursos/masspes.jpg

Fato. O registro mais antigo com referências a massagear um pé foi encontrado na tumba de um sacerdote egípcio, Ankmahor, com data estimada em torno de 2500 a 2330 a.C. Figura acima à esquerda, o registro consta em muitas obras de reflexologia.

Observemos melhor a gravura egípcia. O registro aparentemente se refere à massoterapia podal. Concordamos e a Fisiologia comprova bons efeitos nas massoterapias e mesmo nas reflexologias. Mas na tumba tem apenas o indicativo de massagem, de apalpamento, não de reflexologia – que o escravo acima desejava a cura em determinada víscera ou parte do corpo. Não há, em lugar algum, indícios de associação entre o ponto que se massageia e alguma outra área do corpo.

Para afirmarmos que se refere à reflexologia, necessitaríamos de uma listagem ou cartografia associando os pontos nos pés às vísceras e áreas do corpo. Pessoas veem reflexologia na cartografia. Parece mais consequência do desejo de confirmar suas teorias. Afirmar que a gravura acima mostra reflexologia é, no mínimo, precipitado, senão má-fé no intuito de comprovar o que se deseja.

Fato. Não há cartografias podais até o início do século XX. Nenhuma obra antiga registrou algo nesse sentido.

Há obras editadas após 1995 que afirmam que a reflexologia auricular consta no livro do imperador Amarelo. Em número menor, há autores que afirmam que a reflexologia podal também lá está. Ora, é fácil baixar a versão em chinês dessa obra e pedir ao Google para traduzir. Nem há alguma gravura lá, tampouco o nome reflexologia.

Fato. A gravura reflexológica mais antiga que se tem notícia faz parte dos estudos do dr Sir Henry Head, de Londres. Em 1898 ele acreditou ter descoberto a existência de zonas da pele que se tornavam hipersensíveis à pressão quando um órgão ligado a essa região da pele apresentava alguma doença. Ele supunha a existência de nervos fazendo esta ligação, o que nunca foi comprovado.

Há registros esporádicos e anteriores em que uma área do corpo é associada a alguma víscera, como a laterall radial do antebraço ao intestino grosso. Ou a fossa triangular na orelha associada ao útero. Mas ainda não foi descoberta alguma cartografia mais antiga que a de Sir Head associando algumas áreas do corpo a qualquer região, seja os pés, a orelha, o rosto ou qualquer outra região anatômica. Assim o primeiro registro reflexológico, por enquanto, é o do dr Head.

Fato. Pelo menos até 2007 quando encerrei minha pesquisa com reflexologia podal na qual folheei mais de 70 obras de reflexologia podal, não havia uma única cartografia podal de origem chinesa no mercado ou nas obras.

Fato. A primeira cartografia de reflexologia podal a ser amplamente difundida no Brasil (pelo mestre Juracy Cançado) foi a gravura que consta na obra de Reflexologia de Jacques De Langre (De Langre, Jacques. Do-in. Técnica oriental de auto-massagem. 26 ed. São Paulo: Ground, 1991. Pg. 42 e 4)

Fato. Sabemos que, influenciadas pela obra do dr Head, nas primeiras décadas do século XX apareceram as primeiras cartografias reflexológicas podais. George Soulier de Morrant e outros, mas nenhuma chinesa.

Alguém tem uma cartografia encontrada em algum documento chinês antigo, anterior ao século XX?

Não servem obras atuais, posteriores a 1960, falando que tais existem. Tem de dar a referência, a obra antiga que conteria a tal cartografia.

Conclusão. Ora, fica claro que há problemas em confirmar que a reflexologia podal seja milenar ou mesmo de origem chinesa.

 

Estes assuntos serão desenvolvidos no curso Reflexologia Podal Cativante.

Para voltar à relação de textos Enganos e Lendas da MTC. Ou não.

 


Quer mais informações? Envie mensagem para o WhatsApp (21) 97720-9407 ou o e-mail [email protected]. 

 

Voltar à página inicial.

Voltar à relação de textos Enganos e Lendas da MTC. Ou não.