Quando a acupuntura chegou ao Ocidente?

Muitas obras associam a chegada da acupuntura ao Ocidente na década de 70. De acordo com elas, os orientais não deixaram os ocidentais descobrirem seus segredos.

Outras preferem afirmar que no final do século XVII a acupuntura e a moxibustão também se espalharam pela Europa, e centros envolvidos com esse tipo de pesquisa foram aí estabelecidos4.

Conforme Stephen Birch5:

1658- Jacob de Bondt publicou a primeira referência sobre o diagnóstico feito pelo pulso da maneira chinesa.

...1683- o médico holandês Willen ten Rhinjen publicou um artigo sobre acupuntura, inclusive as primeiras ilustrações sobre o sistema de canais.

...1712- o médico alemão Englebert Kaempler escreveu artigos sobre acupuntura e moxabustão.

...1802- Inglaterra- W. Coley escreveu sobre as aplicações da acupuntura.

A resposta para esta questão – sobre a chegada da acupuntura no Ocidente – é respondida a partir do interesse de quem fala. Se considerarmos a MTC conforme compilada pela China após a Segunda Grande Guerra, ela só chegou há poucas décadas.

Se preferimos considerar como punção de ponto (sangria), diremos que a acupuntura foi desenvolvida no Ocidente, no século IV aC, na Grécia como já comentei nos textos Pai da Medicina e Acupuntura x Sangria Como interessa aos defensores da acupuntura que ela seja milenar e chinesa, assim o é para a área da Saúde e para a mídia, apesar de a História ignorar este fato e fornecer outros.

As referências acima foram sobre algumas contribuições de doutores ocidentais à sangria. Nenhum dos médicos citados esteve na China antes de produzir seus textos, que foram produzidos a partir de suas próprias experiências e conhecimentos da época. Lembre: acupuntura quer dizer puntura de ponto, cunhada de sangria nos textos médicos na Europa.

Só porque um médico fala de pulso, quer dizer que ele esteve na China? Ou fala de sangria, quer dizer que estava copiando os chineses?

Ou seja: confusão e má informação imperam quando o assunto é histórias ou História da MTC.

 

Voltar à relação de textos Enganos e Lendas da MTC. Ou não.