DRS.65

Pedra na vesícula biliar


A principal regra para prevenir a pedra na vesícula biliar não é divulgada pela internet.

Sobre a pedra na vesícula, pesquisemos:

·        O que é pedra na vesícula?

·        O que é colecistectomia?

·        O que provoca pedra na vesícula biliar?

Fato

O fígado produz a bílis e a armazena na vesícula biliar. Quando nosso organismo percebe que há lipídios (óleos e gorduras) no bolo alimentar, a vesícula é estimulada, se contrai e libera a bílis na primeira parte do intestino delgado, o duodeno.

O que provoca a pedra na vesícula?

Pesquise. Alguns links:

·        https://bvsms.saude.gov.br/pedra-na-vesicula-calculo-biliar/#:~:text=Muitos%20fatores%20podem%20alterar%20a,do%20HDL%20(bom%20colesterol)%3B.

·        https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/pedra-na-vesicula.

Estas e outras páginas associam a pedra na vesícula a dietas ricas em gorduras e pobres em fibras, açúcares e vida sedentária.

O problema é que, pelo menos na minha prática e pesquisas, a grande maioria das pessoas que sofreram a colecistectomia não se encaixam nesse grupo. 

Informações relevantes

Dietas ricas em gorduras fazem aparecer as dores e os outros sintomas do cálculo biliar, como náuseas, mas não provocam a formação pedra. Estimulam a vesícula a se contrair e expulsar a bílis, isto provoca a dor quando há a pedra, mas não desidrata a bílis.

As pedras na vesícula se formam por desidratação. Porque a pessoa passou por longos períodos em dieta pobre em gorduras e, consequentemente, sem expelir ou expelindo pouca bílis.

Para corroborar a asserção anterior: duas vezes mais mulheres produzem pedras na vesícula que homens. E sofrem também os casos mais crônicos, pois de 80 a 85% das colecistectomias são em mulheres. Investigue!

Agravante

Há um conjunto de vitaminas que dependem dos lipídios para serem absorvidas pelo nosso organismo. As dietas pobres em lipídios certamente alterarão sua dosagem sanguínea. Nestes casos os complementos vitamínicos se fazem necessários, assim como mais cuidados.

Curiosidade

Parece que pelo menos 50% das pessoas que sofreram a bariátrica produzem as pedras no pós-cirúrgico (informação de internet). Consegue especular o motivo? 

Pergunto:

Eu, outros profissionais da Saúde e curiosos já percebemos que a grande maioria das colecistectomias são em pessoas que habitualmente fazem dietas. E o restante dos quadros não passa de 20%, provavelmente menos de 10%.

Nada contra as dietas, sabemos que são necessárias. Mas precisam vir acompanhadas da informação que podem gerar anemia e cálculos biliares, para que as pessoas tomem os devidos cuidados.

Por que informações úteis à população, mas que não beneficiam economicamente nenhum setor, não são pesquisadas pela Saúde, tampouco divulgadas?

 

Retornar à relação de dicas e reflexões para a sua saúde.