Por que a incidência de certos males está aumentando?


Há doenças e quadros clínicos aumentando em incidência, duração e intensidade. Depressão é um deles, mas também ansiedade, angústia, Burnout, doenças inflamatórias intestinais, diabetes, autismo, obesidade e muitas das doenças autoimunes. Por quê? O aumento da idade média da população, vida sedentária, poluição e alguns tópicos clássicos ajudam a compreender, mas não explicam o aumento uma população mais jovem.

Há ótimas contribuições, na atualidade, para a melhoria da Saúde de forma geral e para a redução de cada um desses quadros de forma específica:

ü Os laboratórios vêm desenvolvendo novos fármacos e com espectros mais amplos e eficientes. Isto deveria reduzir pelo menos a intensidade e a duração dos casos.

ü A Medicina não só se aprimora cada vez mais, como já valoriza e orienta à multidisciplinariedade, às psicoterapias, às práticas integrativas e à saudável convivência social. Isto também deveria ter reduzido a incidência, a intensidade e a duração.

ü Inúmeras práticas integrativas somam recursos às práticas médicas. Pesquise PICs. Não são eficazes?

ü Além das PICs já reconhecidas, outras terapias alternativas de medicinas antigas como a indiana, a ayurvédica, a ameríndia e a africana foram resgatadas, estudadas e estão sendo aprimoradas, ampliando o cabedal de protocolos.

ü Recursos de curandeirismo, pajelança e religiosos são mais bem aceitos, estudados, divulgados e aplicados.

ü Muitas técnicas filosóficas e psicoterapêuticas foram desenvolvidas no século XX. Também muito se divulgam e valorizam as práticas politicamente corretas, o que já deveria ter aliviado o número de casos.

ü A OMS, a FAO e outros braços da ONU, cada vez com mais recursos e áreas de ação, visam direta ou indiretamente a melhoria da saúde global. Não deveriam ter reduzido os casos? 

ü Autoestima, meritosidade, direitos, senso crítico e respeito, cada vez mais em voga e universalizados, facilitam o combate à opressão, ao desrespeito, à exploração e, consequentemente, deveriam diminuir os casos de depressão, ansiedade e Burnout, pelo menos.

ü O fortalecimento das Vigilâncias Sanitárias e dos Conselhos Profissionais da Saúde dos mais diversos países também contribuem para a melhoria da Saúde Mundial.

ü Práticas políticas, jurídicas, religiosas, estéticas, tecnológicas, psicoterapêuticas e de outras áreas se somam visando o bem-estar e a qualidade de vida. Há até os coaches.

Conclusão. Creio que todos nós deveríamos nos atentar com o fato de certas patologias e quadros clínicos estarem aumentando em incidência e em pessoas cada vez mais jovens. Um dos objetivos dos textos desta pasta.

Página no nosso site: https://www.ibted.org.br/html/textos2/textos2m.html.

Álbum no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1221367565833674&type=3.

 

Depressão 03.

Retornar à página inicial.