Conceito de poder


Sobre o poder

Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Poder.

Signficados: https://www.significados.com.br/poder/.

No grupo voltaremos a essa polêmica, mas aqui e para as reflexões disponíveis na web, consideraremos poder a capacidade de fazer acontecer, de aliviar dificuldades, de impor saberes e narrativas, de sobreviver, de dar soluções, de concretizar desejos e vontades (certas ou erradas, tanto faz). Em questões como:

ü Quem abastece a casa? Não apenas quem escolhe o cardápio que irá nutrir você e sua família, mas quem é responsável pelo provimento?

ü Quem seleciona a arquitetura, financia e ordena a construção da casa que lhe servirá de lar, que lhe protegerá da chuva e do ladrão noturno? Quem fornece as mobílias?

ü Quem cura os males da sua família? Ou remunera e faz ficar disponível o médico e demais profissionais da Saúde que irão lhe assistir?

ü Quem seleciona os professores e a doutrina dominante na escola do seu filho? Quem adquire o material e o uniforme escolar? Quem financia os custos de sua especialização?

ü Quem garante a sua segurança? Quais os meios de segurança que lhe protegem o sono?

ü Quem garante a sua locomoção com rapidez e eficácia? Possui carro próprio? E motorista particular?

ü Quem financia as vestes e os eletrônicos de toda a família?

ü Você escolhe aonde ir, limita suas viagens a promoções fora da temporada ou utiliza de projetos sociais gratuitos?

Enfim, quanto maior a sua capacidade em realizar necessidades e desejos (e não apenas escolher entre opções que lhe dão), mais poderoso você pode se considerar. Quanto mais você depende de alguém, da caridade pública ou do Estado, menos poderoso é. Se você ainda tem o poder de influenciar os mesmos tópicos na vida de outras pessoas, mais rico e poderoso ainda.

Assim, pelo menos nas reflexões disponíveis na web, nosso conceito de poder se vincula à capacidade em produzir, destruir, mandar, ajudar, guerrear, se impor, não apenas fazer escolhas. E as coisas pessoais que você escolhe, sua ideologia, suas atitudes pessoais e compromissos sociais atrelamos aos seus direitos e ao seu livre-arbítrio. Em especial as escolhas que te fazem pensar que você tem livre-arbítrio.

Sei perfeitamente que há outros conceitos para poder e livre-arbítrio, mas a princípio é esse que utilizamos nos textos e vídeos disponibilizados na web. Assim como entendo que há interesses nesses e nos outros conceitos.

 

Voltar à relação de reflexões Inteligência e maturidade.