Início

Cursos

Textos

DVDs

Obras

Produtos

YouTube

Como chegar

Quem somos

Contato

Protótipo da página EAD - MB

Sobre o curso EAD Reflexologia Podal Cativante


Você receberá o link para a página do curso após sua inscrição.

 

Aulas personalizadas

Você manterá contato com o instrutor por e-mail ([email protected]) e/ou via Skype (21-99187-3020). A cada contato você terá as orientações necessárias, poderá tirar todas as suas dúvidas e deverá enviar vídeos confirmando a sua prática para avaliação.

Lembre-se de enviar seus dados (nome, endereço com CEP, identidade) para receber pelos Correios o DVD Terapia Podal Cativante e o certificado do curso (com a parte prática da terapia). São tantas as manobras que você vai precisar ter este DVD para relembrá-las. As faixas no DVD são similares, mas não iguais, às videoaulas.

Objetivo do curso

Preparar o terapeuta para a prática segura e eficaz da Reflexologia Podal Cativante, método Roberto Haddad.

Tema dos vídeos para os quais você receberá o link:

Vídeo 01: Anatomia podal. Anatomia palpatória dos ossos do pé.

Vídeo 02: Dicas para localizar os pontos reflexológicos. Em acordo com a nossa cartografia.

Mecanismos de ação na Reflexologia Podal

Vídeo 03: Os mecanismos de ação na Reflexologia Podal.

O domínio dos mecanismos de ação nos dá o poder de selecionar quais as reações que queremos alcançar.

Vídeo 04: Propostas (recursos e seus mecanismos de ação) da Reflexologia Podal Cativante. Sobre inserir novos recursos objetivando aumentar os efeitos da reflexologia podal. Inclui a ordem das etapas visando aumentar a eficácia da técnica.

Material a disponibilizar

Vídeo 05: Material a disponibilizar. Para assepsia, higiene, tratamento e encerramento.

A loção inicial pode ser substituída pelo álcool 70o com algum aroma.

Vídeo 06: Recursos Cativantes a disponibilizar. O kit seis peças, as esferas, os búzios e a pedra de massagem.

Cartografia

É altamente recomendável que você disponibilize a cartografia ao cliente. Até porque você pode encontrar um ponto dolorido nos pés e, na hora, não lembrar qual a víscera ou área reflexa. A cartografia lhe salva nos casos em que você não lembrar qual a região reflexa.

Se tiver sua sala própria, procure colocar um banner na parede. Isto facilita a curiosidade e a apresentação da terapia. Você pode adquirir o nosso, veja ao final desta página.

Anamnese

Apenas com o conhecimento dos mecanismos de ação (Fisiologia) dos recursos que utiliza e ainda da Etiologia do quadro em questão, teremos certeza que estamos utilizando os recursos certos no caso. Sem isto, podemos até estar atrasando a busca pela cura ou a própria cura. Assim Fisiologia, Etiologia, outras ciências e bom senso são necessários para saber se devemos ou não oferecer a terapia.

Por favor, não deixe de ler aqui Texto 01- sobre relação com a supervisão médica.

Contraindicações

Você é responsável por saber em que quadros seus recursos são eficazes e em quais são contraindicados. Seguem algumas dicas.

Micoses, pé de atleta (micose entre os dedos) e lesões recentes na pele dos pés contraindicam parte ou todos os recursos.

Evite os casos de pacientes muito frágeis, como insuficiência cardíaca crônica, sob efeito de quimioterapia e em crises de alergia ou bronquite. Pacientes em crise quase sempre devem ser atendidos em emergências.

No caso da reflexologia podal, o estímulo do mecanismo simpático pela dor é seu principal meio de ação. Ora, a dor promove vasoconstrição e contratura muscular, o que pode aumentar, por exemplo, a pressão arterial. Assim é necessário avaliar possíveis quadros em que não se deve estimular a dor. Nesses casos a estimulação é bem mais suave. Como gravidez e hipertensão arterial. Sempre que tiver dúvidas, evite aplicar a terapia.

A dor deve ser evitada em quadros em que o cliente está hipersensível. Como lábeis de ânimo e TPM.

Há quem contraindique em pessoas que tomam hipertensivos caso não lhe possamos aferir se a pressão arterial está regulada. Sabemos que a dor pode e costuma aumentá-la. Ora, a posição relaxada e o toque costumam regular a pressão, geralmente reduzindo-a. Com o cuidado de não promover dor, apenas um incômodo suave, creio que até seja indicada. Fica a dica: sempre utilize o bom senso e, em qualquer dúvida, evite o risco.

Você também pode descrever o caso e enviar para [email protected].

Posição de trabalho

Vídeo 07: Sobre as posições de trabalho. As posições devem ser as mais confortáveis para ambos - cliente e terapeuta.

Podólogos costumam utilizar a posição sentado, que é a posição que utilizam na sua prática. Você deve escolher uma em que ambos - terapeuta e cliente - se sintam confortáveis.

Assepsia e investigação visual

Vídeo 08: Cuidados iniciais. Como assepsia e investigação visual. Com dicas, como a observação de acidentes na pele e sobre a velocidade durante a higienização.

Alongamento. Uma das novidades incluídas por Roberto Haddad são as manobras de alongamento. Ora, ao alongarmos ou relaxarmos um músculo, outros músculos do organismo tendem a relaxarem também. Respire de modo a relaxar e alongar o reto-abdominal e o diafragma. Ou receba uma massagem só nos ombros, só no abdome ou só no rosto. Assim como nos pés, um grupo de massagem em uma região tem o poder de promove reações positivas no resto do corpo.

Há uma sequência de manobras de alongamento e cinesiologia no DVD que você receberá.

No vídeo a seguir, apenas as manobras (a seleção delas e sequência ficará por sua conta).

Vídeo 09: cinesiologia e alongamento.

Investigação

Vídeo 10: Investigação tátil. Chegou a hora de procurar pontos sensíveis nos pés.

Se for avaliar o dorso dos pés, registre as dicas complementares abaixo ou adquira uma cartografia que inclua essa região. Muitas das cartografias, como a nossa, apresentam apenas pontos na planta do pé.

Dicas complementares: no maléolo externo e contorno: testículos em homens, ovário em mulheres. No maléolo e contorno interno: próstata em homens, útero em mulheres. Dorso dos pés: pulmão sobre os metatarsos, sistema linfático sobre o tarso.

Avaliação e retorno ao cliente

Vídeo 11: Retorno ao cliente. Sobre a avaliação dos pontos sensíveis. Certamente a parte mais delicada na reflexologia podal.

Identificados os pontos mais sensíveis, dê uma pausa para a identificação. Investigue na cartografia a que região se refere e informe ao cliente. Aguarde sua opinião. Não faça questão de estar certo, afirme se tratar apenas de um indicativo.

Tratamento. Tenha certeza: a dor promove reação, no mínimo, antiálgica, com reação corretiva na compensação muscular. A dor (o tratamento) deve durar pelo menos seis e no máximo doze minutos (de três a seis minutos em cada pé).

Vídeo 12: Sobre os toques de tratamento. Conforme a linha, o toque pode ser diferente.

Estímulos proprioceptivos. Outra novidade do método Roberto Haddad é a inserção de estímulos suaves visando reações especificamente hipotalâmicas e no ACCUBENS.

Vídeo 13: Manobras suaves. Manobras propriceptivas devem ser feitas com veículo deslizante.

Recursos cativantes. Sabendo que quanto maior a diferença no toque proprioceptivo maiores serão as reações hipotalâmicas e de bem estar, podemos e devemos utilizar algum recurso cativante. As séries de manobras com recursos cativantes estão no DVD que você receberá.

Vídeo 14: Recursos Cativantes. Dica sobre recursos cativantes. As manobras com recursos cativantes estarão no DVD que você receberá.

Duração e Encerramento

Duração. O tempo total com uma seção de reflexologia podal deve ficar entre 20 e 50 minutos. A dor (o tratamento) deve durar pelo menos seis e no máximo doze minutos (de três a seis minutos em cada pé). Os efeitos alcançados não parecem aumentar se imputarmos mais tempo de dor ao cliente.

Mais de 30 minutos em supino costuma incomodar a coluna, então procure utilizar os apoios complementares: coxa e ombros.

Antes do encerramento você pode utilizar recursos complementares. Como imergir os pés em água aquecida. Há aparelhos que, além de aquecer e manter a água aquecida, ainda dispõe de vibrador (massageador). E costuma ser cativante o uso de pétalas de flores, essências e/ou óleos essenciais na água antes de colocar os pés nesses equipamentos.

Encerrado o tratamento, retire o excesso de creme hidratante caso o tenha utilizado e aplique um creme, um spray ou ambos nos pés.

Vídeo 15: Limpeza final e encerramento glamoroso.

Cuidados com os pés após a limpeza final aparentam ser um serviço extra, daí lidar com eles como recursos cativantes.

 

Certificado de conclusão de curso

Há a opção de emissão do certificado. Para tanto o aluno deverá enviar tantos vídeos e mensagens quantos o instrutor necessitar para conferir a sua prática segura e eficaz. Sim, para conseguir um certificado IBTED você precisará filmar e enviar alguns vídeos para o instrutor.

Certificado antecipado, não. Regularmente nos pedem que antecipemos a emissão do certificado argumentando que o curso já foi integralmente pago. Afinal vários cursos EAD agem assim.

Explicamos: o IBTED somos um renomado instituto de pesquisas em terapias alternativas e corporais com cursos livres e reconhecidos pela sociedade alternativa pela sua qualidade. Só emitimos os certificados em cursos presenciais e nos casos em que podemos comprovar que o aluno praticou o método e foi devidamente orientado. Assim pedimos a gentileza e a paciência em aguardar completar o curso para pedir o seu certificado. Pode acreditar: é um curso fácil, com todos os detalhes exaustivamente explicados nos vídeos e nas mensagens, desde que o aluno faça a sua parte: grave vídeos e escreva mensagens conforme os pedidos do instrutor e os envie.

Atenção: as suas respostas não impedirão de receber seu certificado, pois todas serão corrigidas caso não estejam corretas. O que pode acontecer é o professor pedir para regravar alguma de suas atividades.

Leis e legalização

As leis, regras e orientações da Vigilância Sanitária devem ser regularmente pesquisadas e seguidas. E mudam de município a município. Mantenha-se atualizado.

Qualificação profissional

Até agora (janeiro de 2021) as Alternativas, tampouco as Reflexologias, foram regulamentadas. Qualquer um, mesmo sem certificado algum, pode conseguir um alvará como terapeuta holístico e trabalhar como reflexoterapeuta. De qualquer maneira, informe-se na Vigilância Sanitária do seu município.

Espaço e preparos

Sem dúvidas o preparo do ambiente, do clima e do material é de suma importância para prática legal, eficaz e segura. Contudo, como esse tema é genérico, do interesse de todo e qualquer terapeuta, não faz parte especificamente do programa do curso de Reflexologia Podal Cativante.

 

Para adquirir produtos IBTED auxiliares para o curso Reflexologia Podal Cativante

 

Aguardando seu contato. [email protected] ou WhatsApp 21-99187-3020.

Voltar à página do IBTED.

Voltar à página de cursos.


Produtos, Editora e Terapias

Contato: (21) 99187-3020 (OI + Whatsapp) - [email protected] 

Sociais: facebook/ibted   -  facebook/robertohaddad.ibted